IsraelÚltimas notícias

Arqueólogos descobrem parte da Grande Sinagoga de Vilnius

Arqueólogos que realizam trabalhos de escavação no local da Grande Sinagoga de Vilna anunciaram uma nova descoberta. Nessa quinta-feira, 26 de agosto, eles comunicaram a descoberta do Aron Hakodesh (a arca da Torá) e a bimá (o púlpito, uma plataforma elevada na qual a Torá é apoiada e lida) da sinagoga, que foi destruída pelos nazistas durante o Holocausto e posteriormente arrasada novamente pelos soviéticos.

Na foto, o yad, a mão de prata de prata descoberto na Grande Sinagoga de Vilna.(Jon Seligman/Israel Antiquities Authority)

Eles encontraram ainda um yad de prata . O yad é um objeto usado para ler o rolo da Torá, um ornamento em forma de mão usado para apontar para a parte do texto bíblico que está sendo lido.

A Grande Sinagoga de Vilna

A Grande Sinagoga de Vilna, foi o lar espiritual e físico dos judeus lituanos, era um dos locais religiosos e culturais mais antigos e importantes dos judeus da Europa Oriental. Foi saqueado durante a Segunda Guerra Mundial e depois destruído pelos soviéticos em 1956. Uma escola primária foi construída em cima dos restos mortais.

O complexo formava o coração da vida judaica em Vilnius, contendo 12 sinagogas, banhos rituais e uma biblioteca, entre outras instalações.

O complexo foi pilhado e destruído na ocupação nazista de Vilna durante a Segunda Guerra Mundial, quando a cidade fazia parte da Polônia.

Mas foi reconstruída depois que a cidade se tornou parte da Lituânia após a guerra. Em meados da década de 1950, as autoridades soviéticas demoliram os restos mortais e construíram uma escola no local.

As escavações

Um projeto de escavação e restauração foi lançado pelo governo da Lituânia em 2011.

As escavações são um empreendimento conjunto da Autoridade de Antiguidades de Israel,,da Fundação Boa Vontade (Good Will Foundation) que financia o trabalho de escavação e da comunidade judaica lituana. A equipe de pesquisa inclui lituanos, israelenses e norte-americanos.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.