Atleta argelino se recusa a “sujar as mãos” com israelense
Política no tatame – atleta argelino recusou-se a “sujar as mãos” com israelense.
Um judoca argelino anunciou na quinta-feira que estava se retirando das Olimpíadas de Tóquio para evitar competir com o israelense Tohar Butbul.

Reportagens na mídia israelense citaram Fethi Nourine dizendo “não reconheceremos a bandeira israelense e não mancharemos nossas mãos com ela”.
O treinador do Nourine, Amar Benikhlef, disse que os argelinos “não tiveram sorte com o empate. Temos um adversário israelita e é por isso que tivemos de nos retirar. Tomamos a decisão certa”.
A decisão segue um empate que empatou o argelino com o sudanês Mohamed Abdalrasool no primeiro turno; o vencedor então enfrentaria Butbul, supondo que ele vencesse sua partida do primeiro turno.
Esta é a segunda vez que Nourine desiste de um torneio de alto nível para evitar a possibilidade de lutar contra Butbul, tomando a mesma decisão no Campeonato Mundial de Judô 2019 no Japão .
O atleta recebeu punição da Federação Internacional de Judô que o suspendeu temporáriamente o judoca argelino e seu treinador e abriu uma investigação sobre o caso.
“O judô é baseado em um forte código moral, incluindo respeito e amizade, para promover a solidariedade e não toleraremos qualquer tipo de discriminação, pois vai contra os valores e princípios fundamentais do nosso esporte”,declarou a Federação Internacional de Judô sobre o caso.