TecnologiaÚltimas notícias

Canabis clonada produzida sem a planta em laboratório. Mais uma de Israel

Tem gente que ainda não acredita em carnes clonadas, leite clonado, mel clonado. Não vão acreditar em células de canabis clonadas produzidas em laboratório através de um biorreator, gerando uma biomassa ativa, sem que qualquer semente ou plantação de maconha tenha sido feita.

A empresa que realizou isto, chama-se BioHarvest Sciences e replicou células selecionadas da canabis. Cada grama de sua biomassa é 12 vezes mais potente que uma grama da planta original.

Uma plantação de canabis é veloz. A planta pode ser colhida entre 14 a 23 semanas, dependendo da linhagem e do clima. Já a produção em fábrica biológica cortou o tempo para apenas 3 semanas.

A biomassa gerada possui todos os princípios ativos da canabis e pode ser a matéria prima para os medicamentos já conhecidos e outros que venham a ser criados.

A economia na produção, não é só de tempo. Cada galão de água (4,5 litros) produz 54 vezes mais biomassa com os princípios ativos que numa plantação convencional.

Imagem: à esquerda um potinho com a biomassa produzida pela empresa e à direita o óleo de canabiol, produzido com ela. Imagem do seminário de apresentação aos acionistas da empresa publicado no Twitter e Youtube.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.