HistóriaÚltimas notícias

Casa onde Hitler nasceu será um centro de treinamento em direitos humanos

A casa onde Adolf Hitler nasceu será transformada em um centro de treinamento em direitos humanos para policiais austríacos.

O Ministério do Interior diz que a instalação fará parte de um plano para abrir uma delegacia de polícia na propriedade de Braunau am Inn, com o objetivo de combater seu “apelo mítico aos círculos extremistas”.

“Será um escritório para a maior organização de direitos humanos da Áustria, a polícia, e também será um centro de treinamento sobre esta questão extremamente importante ”, disse o membro da comissão Hermann Feiner em um comunicado.

Hitler nasceu num quarto alugado no último andar da casa, em 1889, e viveu na casa apenas durante uns meses durante a era nazista. Mesmo assim, aquele tornou-se um local de peregrinação, trazendo muito turismo à cidade.

O prédio foi objeto de uma longa batalha legal com o proprietário da casa que terminou em 2019. O supremo tribunal austríaco decidiu que Gerlinde Pommer tinha direito a 810.000 euros de indenização.

As obras para transformar o edifício num quartel de polícia, com centro de formação, terão início no outono e deverão custar cerca de 20 milhões de euros. A previsão de conclusão das obras é em 2025 para a entrada da polícia em 2026.

O conselho local decidiu que uma pedra memorial em frente ao prédio, gravada com “Pela paz, liberdade e democracia, nunca mais o fascismo, lembrando a morte de milhões”, permanecerá no local, informou o The Guardian. Os planos iniciais previam que fosse removido e colocado em um museu.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.