EsporteIsraeljudaísmo

Com estádio lotado e presença de Jo Biden, estão abertos os Jogos Macabeus 2022

“Emocionante sobre todos os aspectos. Além do estádio totalmente lotados (40 mil pessoas) assistimos 62 delegações com cerca de 10 mil atletas vindo de todos os recantos do mundo, é a festa maior do esporte judaico. A delegação brasileira com 600 atletas, a israelense é a maior com 4 mil, depois a dos Estados Unidos com 2.500, mas a que foi mais aplaudida, de pé, ovacionada por quase que 2 ou 3 minutos foi a delegação da Ucrânia pelas razões que todos nós conhecemos, pela posição que ela hoje vive, diante do cenário mundial, nessa guerra que não tem explicação. A delegação ucraniana, formada por 45 atletas teve a viagem totalmente subsidiada pela União Mundial Maccabi e Conferência Europeia Maccabi.

Teddy Stadium em Jerusalém momentos antes da abertura das Macabíadas. Foto Moysés Akerman

Serão 42 modalidades praticadas em 18 cidades a partir de hoje.

O presidente Jo Biden foi a figura principal do evento que deu a abertura juntamente com o presidente de Israel Isaac Herzog, ao lado do primeiro-ministro Yair Lapid.

Presente também ao evento representando o Brasil estava Oscar Jarolavsky, diretor geral da CONIB, e o nosso Jackão, Jack Terpins, Presidente do Congresso Judaico Latinoamericano.

Os jogos já estão oficialmente abertos. O Brasil terá uma participação destacada no futebol. São 3 divisões: juniores, master e open. Os juniores com as categorias sub-15, sub-17 e sub-18. A categoria Open é formada por atletas de qualquer idade e a master a partir de 35 anos. Temos a certeza de que o Brasil conseguirá trazer medalhas.

É a festa do esporte, uma das atividades mais importantes que toda a humanidade deveria não só praticar, como homenagear e é através do esporte que a gente começa a aprender o significado de uma competição, enquanto dura a partida são dois adversários demonstrando o melhor de suas qualidades. Terminado o tempo da disputa, cumpridas as regras do jogo, os adversários se cumprimentam e saem dali como bons amigos. Esse deveria ser o modelo a ser utilizado em todas as atividades humanas, no mundo de hoje, onde existem uma série de conflitos, desavenças e divergências.”

Além do esporte, festas

Este ano, há uma ênfase maior em envolver os israelenses com as famosas fun fests, com mais de 80 eventos abertos ao público. Muitas competições populares, incluindo natação, motocross e hóquei no gelo, já estão esgotados.

Os eventos e atividades públicas incluem as festas de oito dias da “Aldeia Maccabiah” na Praia Poleg de Netanya, uma corrida noturna em Jerusalém, uma feira de esportes e tecnologia no velódromo de Tel Aviv e várias festas em todo o país.

Os fãs de esportes podem acompanhar a cobertura ao vivo no site da Macabíada.

Há seis novos esportes adicionados à lista desde os últimos Jogos Macabeus, incluindo basquete 3×3, escalada esportiva, vôlei de praia, padel (um esporte de raquete que é a combinação de squash e tênis), motocross e surf.

Embora israelenses de qualquer religião possam participar dos jogos, e não apenas judeus, as equipes nacionais israelenses são compostas por apenas 7% de não-judeus, bem abaixo de sua proporção da população israelense.

Há vários países participando das Macabíadas pela primeira vez, incluindo as Bahamas com oito atletas – quatro em padel e quatro golfistas.

O custo total das Macabíadas é estimada em cerca de NIS 200 milhões (US$ 57,6 milhões), proveniente de contribuições de vários patrocinadores do governo e do setor privado, bem como pagamento de participantes individuais. Participantes dos EUA e Canadá , por exemplo, pagaram cerca de US$ 8.000 por suas viagens.

Sobre o assunto leia mais em:

 Por Moyses Akerman, direto de Israel para Menorah.

E informações do  Times of Israel.