Esportejudaísmo

Macabíadas em Israel – a maior festa judaica do esporte

Começa esta semana em Israel os 21º Jogos Macabeus, um dos maiores eventos esportivos do mundo.

São 10.000 atletas de 80 países que participarão de 42 eventos esportivos assistidos por dezenas de milhares de espectadores. Para efeito de comparação, cerca de 11.000 atletas participaram das Olimpíadas do Rio em 2016.

A competição, que costuma ser chamada de “Olimpíadas Judaicas”, acontecem em Israel de 12 a 26 de julho, com sedes em Jerusalém, Haifa e Netanya.

Dos 10.000 atletas participantes cerca de 3.000 são de Israel. A maior delegação é obviamente a delegação dos EUA, com 1.400 atletas, que é maior do que a delegação norte-americana às Olimpíadas de Tóquio. A segunda maior delegação é a Argentina, com 800 participantes.A delegação canadense é a terceira maior. E também, muitas pequenas delegações. Ao todo, mais de 60 delegações, também de lugares como Cuba, Venezuela e,obviamente, a Ucrânia – não menos importante.O Brasil  também levará uma numerosa delegação.

A delegação russa se retirou do evento mas, apesar da desistência das delegações oficiais, alguns atletas russos e bielorrussos ainda competirão nos jogos sob uma bandeira neutra. A organização dos jogos macabeus criou também uma  equipe “Olim” – olim é a palavra hebraica para imigrantes judeus em Israel. Novos atletas imigrantes da Armênia, Brasil, Canadá, Etiópia, Geórgia, Ucrânia, Estados Unidos e outros países também jogarão no time “Olim”.”Atletas judeus que fizeram emigraram recentemente da Rússia, Armênia, Bielorrússia, Brasil, Canadá, Etiópia, Geórgia, Ucrânia, Estados Unidos e outros países e se tornaram cidadãos israelenses competirão sob uma delegação ‘Olim’ sob uma bandeira especial sem associação com a Rússia e a bandeira russa.”

Como parte de sua visita histórica a Israel e ao Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, Joseph R. Biden, participará da cerimônia de abertura da 21ª Macabíada em Jerusalém, na quinta-feira, 14 de julho.

No evento, o presidente Biden se reunirá com atletas dos EUA e de Israel, e se juntará ao presidente e primeiro-ministro do Estado de Israel e outros dignitários para assistir à espetacular cerimônia de abertura que inclui o tradicional Desfile das Delegações.

A cerimônia de abertura dos 21º Jogos Macabeus, o maior evento esportivo para judeus de todo o mundo, será realizada no Estádio Teddy em Jerusalém, com a expectativa de 30.000 pessoas.

Na imagem, logotipo oficial das Macabíadas 2022.

O cantor e compositor israelense Hanan Ben-Ari será a atração principal do evento, com os ginastas israelenses e campeões olímpicos Linoy Ashram e Artem Dolgopyat acendendo a tocha na cerimônia de abertur. Static e Ben El também subirão ao palco para apresentar “Carnival”, sua nova música para os Jogos Macabeus. O videoclipe da música apresenta vários atletas israelenses. Assista o vídeo no link abaixo.

Leia mais:
https://menorah.com.br/macabiadas-mundiais-o-esporte-judeu-ganha-sua-primeira-competicao-em-1932/

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.