Copa do Mundo Sub-20 na Indonésia: após rejeitar Israel, Fifa suspende sorteio
O sorteio da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA , que estava programado para ocorrer na Indonésia na próxima semana, será adiado, depois que o governador de Bali se recusou a receber a seleção de Israel .
A Associação de Futebol da Indonésia (PSSI) disse que o sorteio de sexta-feira foi cancelado. A FIFA continuou a verificar a preparação do torneio.
A disputa do Mundial Sub-20 está marcada para o período entre 20 de maio e 11 de junho, com a participação de 24 seleções. Originalmente, a competição seria disputada em 2021, mas foi adiada por causa da pandemia de covid-19. A Indonésia foi escolhida como sede em 2019 e aceitou os critérios apresentados pela Fifa para receber o evento.
Israel conseguiu a vaga para disputar o torneio ao alcançar as semifinais do Campeonato Europeu Sub-19. Depois, foi ainda mais longe e chegou também à final, mas perdeu o título para a Inglaterra. Caso a Indonésia não resolva a situação referente à participação dos israelenses, a federação de futebol do país corre o risco de ser suspensa pela Fifa e perder o direito de disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
No início deste mês, manifestantes marcharam na capital Jacarta agitando bandeiras indonésias e palestinas enquanto exigiam que Israel não fosse autorizado a participar.
A população da Indonésia é predominantemente muçulmana. A maioria dos muçulmanos indonésios pratica uma versão moderada do Islã, mas nos últimos anos houve um aumento do conservadorismo religioso que se insinuou na política.
Resta aguardar um pronunciamento oficial com a decisão final da FIFA; primeiro sobre o sorteio e depois sobre as consequências de tal evento não ocorrer, acionando seu plano de contingência.
Diante das incertezas referentes ao torneio, a Associação Argentina de Futebol se ofereceu para ser a nova sede do torneio, caso a Indonésia realmente não receba a competição.
Existem dois grandes pontos de interesse para que o Mundial sub-20 chegue ao país vizinho. Em primeiro lugar, daria à Seleção Nacional Sub 20 a possibilidade de participar no torneio pelo direito que é garantido a todos os organizadores de torneios FIFA, já que os argentinos não conseguiram vaga através do sul-americano da categoria. Mas também, pode ser uma boa bancada de testes pensando na candidatura ao Mundial de 2030.