Dia da Memória dos Mártires e Heróis do Holocausto
Ao cair da noite desta segunda-feira (17 de abril) até terça-feira (18/abril), comemora-se o Dia da Memória dos Heróis do Holocausto (Yom Hashoá Vehagvurá em hebraico). É marcado no dia 27 do mês de Nisan – uma semana após o fim do feriado da Páscoa e uma semana antes do Yom Hazikaron (Dia da Memória dos soldados caídos de Israel).
O Holocausto foi a maior manifestação de antissemitismo na história recente. Iom Hashoá nos lembra dos horrores que judeus e outros grupos perseguidos enfrentaram: trabalho forçado, fome, humilhação e tortura, bem como o assassinato em massa, em escala industrial. Foi um esforço sistemático para eliminar uma população inteira da face da Terra.
Muitos comemoram Iom Hashoá acendendo um candelabro com 6 velas em memória das vítimas. A maioria das sinagogas e comunidades judaicas se reúne para marcar o dia por meio de orações, depoimentos de sobreviventes, filhos/as e netos/as, música e histórias relacionadas à época.
Em Israel,as cerimônias centrais, são realizadas no Yad Vashem e são transmitidas ao vivo.O Museu do Holocausto israelense estará transmitindo o início das comemorações na quarta-feira, 7 de abril, à partir das 20h, horário de Israel,com transmissão online direta. A cerimônia será realizada na presença do Presidente do Estado de Israel e do Primeiro Ministro, dignitários e sobreviventes do Holocausto.
Desde o início dos anos 1960, o som de uma sirene no Yom Hashoah interrompe o tráfego e os pedestres em todo o Estado de Israel ficam em pé e guardam dois minutos de silêncio. A sirene toca ao pôr-do-sol e novamente às 11 horas desta data. Todos os programas de rádio e televisão durante este dia estão conectados de uma forma ou de outra com o destino judaico na Segunda Guerra Mundial , incluindo entrevistas pessoais com sobreviventes. Até mesmo os programas musicais são adaptados à atmosfera de Yom HaShoá. Não há entretenimento público no Yom HaShoah, pois teatros, cinemas, pubs e outros locais públicos estão fechados em Israel.
No Brasil além das comemorações online por parte das instituições judaicas, ocorrerá a tradicional ação da CONIB, a Confederação Israelita do Brasil, na noite da próxima quarta-feira, 7 de abril, as torres do Congresso Nacional serão iluminadas às 19h com a projeção da frase “Holocausto Nunca Mais”. Como em anos anteriores, o ato é uma ação da Confederação Israelita do Brasil (Conib) que conta com o apoio do Congresso Nacional.