IsraelÚltimas notícias

DIÁRIO DE GUERRA – 27/OUT/2023

⁂ Já é noite em Israel e existem primeiros informes de uma operação por terra em maior escala hoje, dia 27 de outubro. Israel possui uma enorme superioridade em equipamentos e miras de visão noturna e térmica. Operações noturnas são especificamente adequadas. A Jordânia afirmou que Israel começou a guerra terrestre em Gaza.

⁂ Israel realizou na noite de 26 para 27 de outubro a segunda operação por terra contra Gaza, com a mesma característica da primeira: entrar, atingir alvos, principalmente postos de lançamento de mísseis antitanque e sair. Esta segunda operação foi mais ampliada, combinando ataques da aviação, drones e ações navais. Posições das forças navais de mergulhadores do Hamas foram atacas por navios israelenses e um grupo de comandos desembarcou e realizou ataques em terra, se retirando depois. Um dos grandes drones de ataque israelense caiu sobre Gaza ou foi abatido. Existe foto divulgada pelo Hamas (abaixo).

⁂ Israel aumenta o número de reféns em posse do Hamas para 234, dos quais 30 são crianças.

⁂ Em algumas universidades norte-americanas estudantes muçulmanos de várias origens étnicas tem se posicionado a favor do Hamas, o que não é um problema. Todavia uma das palavras de ordem mais utilizadas é “limpar o lixo judeu do mundo”. E aí é um problema muito grave. A Casa Branca já se posicionou definindo que este discurso é “grotesco”. Os reitores das universidades acham que é muito bacana, positivo, construtivo e amparado pela liberdade de expressão. Não tomaram medida alguma, sequer repudiaram as atitudes dos alunos.

⁂ A BBC conseguiu entrevistar na TV ao vivo, Ghazi Hamad, membro do comitê político do Hamas, que insistiu na mentira de que seus combatentes receberam ordens apenas para atacar alvos militares e foi o que fizeram. Quando o repórter pressionou sobre as mortes de 1.400 civis, de mulheres, de crianças, de idosos em suas camas, de jovens no festival de música, o palestino retirou o microfone, levantou-se a abandonou a entrevista ao vivo.

⁂ Mísseis de cruzeiro novamente lançados a partir do Iêmen contra Israel. Foram interceptados sobre o Mar Vermelho na região do golfo de Akaba. A IAF não divulgou o número de interceptações. Um dos mísseis iranianos atingiu a cidade egípcia de Taba, defronte a Eilat. Não há outras informações.

⁂ Seis mísseis lançados contra o norte de Israel, pelo Hezbollah, a partir do Líbano, atingiram a Síria.

⁂ Os Estados Unidos atacaram duas bases da Guarda Revolucionária Iraniana em território sírio.

⁂ O IDF produziu muito material mostrando oficialmente que o centro de comando do Hamas foi construído embaixo do Hospital Shifa na Faixa de Gaza. É apenas uma confirmação oficial do que se definia como óbvio. As principais instalações subterrâneas do Hamas, não apenas os túneis, são localizadas embaixo de hospitais, escolas, mesquitas e instalações da ONU. Isso é a prática específica de uso de escudos humanos que a esquerda política imagina que não exista.

⁂ Um dos mísseis lançados de Gaza contra Tel Aviv passou pelo Domo de Ferro e atingiu um dos prédios de quatro andares antigos da cidade. Três civis israelenses ficaram feridos.

⁂ 250 alvos do Hamas foram atacados pela IAF durante a noite e comandante do Batalhão Oeste da cidade de Khan Yunes foi morto. A capacidade da inteligência da força aérea de Israel em localizar e eliminar comandantes do Hamas é impressionante.

⁂ Rússia recebe em Moscou delegação oficial do Hamas e é o único país a fazer isso desde o dia 7. Na foto, ao centro um dos vices-primeiro ministro das relações exteriores da Rússia Bogdanov Mikhail Leonidovich (responsável pelas relações com o Oriente Médio e Cooperação Islâmica), à dir. Musa Abu Marzuk – vice-chefe político do Hamas e ex representante do Hamas em Moscou entre 1991 e 1995. (foto principal do post)

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.