Diminui o apoio aos “Dois Estados” pela esquerda israelense
Com informações do jornalista israelense Amit Segal: O apoio a um acordo permanente está em seu ponto mais baixo; o apoio à anexação está disparando.
Uma pesquisa de março de 2025, conduzida pelos professores Sivan Hirsch-Hefler e Gilad Hirschberger, do grupo de pesquisa Tamar, identificado com a esquerda política, mostrou que a tendência de queda no apoio a uma solução de dois estados continua.
Em 2018, quase metade dos cidadãos judeus israelenses apoiava um acordo permanente com os palestinos baseado na solução de dois estados. No entanto, no primeiro trimestre de 2025, apenas cerca de um quinto (20%) do público judeu ainda favorece essa solução.
Enquanto isso, um quarto (25%) da população apoia consistentemente medidas de separação independentes, incluindo a evacuação de assentamentos isolados, enquanto o Exército de Defesa de Israel (FDI) permanece implantado na área.
No geral, 47% dos judeus apoiam algum tipo de separação dos palestinos (acordo permanente e separação).
Juntamente com a queda no apoio a um acordo permanente, há um aumento significativo no apoio à anexação. Em 2018, apenas 17% apoiavam a anexação dos territórios, mas no início de 2025, esse número dobrou, e pela primeira vez, mais de um terço do público judeu, 35%, apoia a anexação dos territórios.