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Drones de carga e passageiros começam a voar em Israel em programa apoiado pelo governo

O Projeto Nacional de Drones (de Israel) iniciou mais uma semana de testes simultâneos em vários locais do país. O programa está sendo executado por várias agências governamentais lideradas pelo Ministério dos Transportes, Autoridade de Inovação, Rotas Ayalon e Autoridade de Aviação Civil.

A Fase 1 do Projeto Nacional de Drones aconteceu de 2019 a 2022 e visou transportar pequenas cargas úteis. As medidas atuais são para aumentar o peso e a autonomia dos veículos para que eles transportarem cargas mais pesadas e pessoas no futuro.

Também faz parte da Fase 2 a criação de um “sistema de estradas aéreas” capazes de conter o fluxo de um grande número de drones e outras aeronaves no ar  para uma variedade de usos, incluindo saúde, varejo,  segurança e muito mais. A IA será fundamental para controlar sejam as via aéreas virtuais para drones, sejam as para os carros voadores. Certamente nenhum dos sistemas futuro será pilotado por humanos.

Os projetos de drones também tratam da regulação do espaço aéreo e da construção de uma infraestrutura regulatória para o uso de dispositivos autônomos em benefício da sociedade.

Mais de 19.000 voos foram realizados em áreas urbanas e rurais nos últimos três anos em Israel. Nos próximos dois anos, as empresas participantes do projeto continuarão a pilotar drones por uma semana em cada mês. Esses voos serão realizados em espaço aéreo administrado em longas distâncias de até 150 km, transportando cargas mais pesadas, inclusive pessoas.

Em operação desde 2019 o projeto está atualmente investindo mais de 60 milhões de shekels ao longo de dois anos na segunda fase, que começou em janeiro de 2023, durante a qual serão realizados voos de teste com muitos veículos diferentes.

O governo também espera reduzir o congestionamento nas rodovias, coordenar o transporte público e comercial e criar uma vantagem competitiva para as empresas israelenses de drones entrarem no mercado global.

Como parte dos voos de demonstração e teste desta semana, onze empresas de drones e empresas de apoio realizaram experimentos complexos para melhorar sua capacidade de operar em Israel.

A Cando Drones trouxe drone EH-216 da EHANG (na foto principal de divulgação da empresa), já em sua segunda geração, que pode voar aproximadamente 30 km com uma carga útil de até 220 kg. Na foto com seus dezesseis motores. O EH-216 já tem autorização para uso comercial na Noruega e Espanha.

Renderização por computador do AIR ZERO. O protótipo já voou esta semana. A previsão é entrar no mercado em janeiro de 2024. Imagem de divulgação da AIEREV.

A AIREV voou com o drone AIR ZERO de fabricação israelense que terá certificação internacional no terceiro trimestre deste ano. As entregas das unidades comerciais estão previstas para começar em janeiro de 2024 já com centenas de unidades encomendadas, a maioria nos EUA e Europa, e já com dois clientes fechados em Goiás. Este drone pode transportar até 2 passageiros e um peso total de 250 kg para distâncias de até 160km. Seu design com oito motores é o que se espera de um veículo voador do século 21.

Downwind, empresa fundada em 2008 por ex-pilotos de combate e focada no mercado de drones agrícolas autônomos de pulverização, abriu uma rota de voo de carga entre o Hospital Hillel Yaffe de Hadera e o Centro Médico Rambam de Haifa, com o voo autônomo mais longo com cerca de 29 km, utilizando um modelo protótipo. Atualmente existem vários modelos de drones autônomos de pulverização, de várias empresas, podendo transportar entre 10 litros de produtos a 60 litros de produtos para pulverização. Isso corresponde, grosseiramente, a capacidade de carga de 10 a 160 kg. São utilizados inclusive no Brasil.  A Fase 2 exigirá capacidades de 150 a 300 kg.

Desde 2021 o IDF já testava drones autônomos de carga para levar suprimentos médicos, alimentos e munição para áreas de combate. Certamente este programa reservado evoluiu muito também. O conceito é fazer os transportes absolutamente sem pilotos e com o mínimo possível, senão, nenhuma pilotagem remota.

Todos os drones no programa são elétricos.

“O Ministério dos Transportes está empenhado em fortalecer a posição de Israel como um centro global para o desenvolvimento de veículos e tecnologia de transporte. Nesse contexto, promovemos conjuntamente experimentos para explorar tecnologias inovadoras como projetos nacionais de drones. Esta é a primeira iniciativa global para uma exploração abrangente e multidisciplinar de tecnologias emergentes, incluindo transporte de carga e transporte de pessoas. Faremos tudo para garantir que Israel permaneça na vanguarda da pesquisa e desenvolvimento global em terra, ar e mar”, disse a Ministra dos Transportes, Miri Regev.

As possibilidades para transportes aéreos urbanos passando por cima dos engarrafamentos, sem sinais de trânsito, são interessantíssimas. Também deve estar no protocolo da Fase 2 a padronização de locais de pouso para recebimento de cargas e/ou passageiros no alto dos edifícios, certamente estruturas menos complexas que a dos heliportos.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.