judaísmoVideo

Facebook disponibiliza educação sobre Holocausto em vários idiomas

Desde janeiro deste ano, quando as pessoas que procuram por informações sobre o Holocausto ou a negação dele no Facebook são encaminhadas para visitar o site AboutHolocaust.org. em inglês.

A UNESCO, o Congresso Mundial Judaico e o Facebook, firmaram um acordo onde esta rede social expandirá as formas de conectar pessoas ao site AboutHolocaust.org ,desenvolvido pelo Congresso Judaico Mundial em parceria com a UNESCO como um recurso abrangente que fornece informações essenciais sobre a história do Holocausto e seu legado. A iniciativa, que foi testada em inglês em janeiro, atinge agora 12 idiomas:os usuários que pesquisarem termos nos seguintes idiomas serão solicitados a visitar AboutHolocaust.org em suas línguas: árabe, inglês, francês, polonês, russo e espanhol. No final deste mês, será a vez dos usuários que pesquisarem nos seguintes idiomas: chinês, farsi, alemão, hebraico, húngaro e português. O Facebook pode adicionar outros idiomas posteriormente.

Os usuários do Facebook que pesquisarem informações relacionadas ao Holocausto serão incentivados a visitar o site AboutHolocaust.org, desenvolvido pelo WJC e pela UNESCO. Agora em 12 línguas diferentes.

AboutHolocaust.org combate o aumento da negação e distorção do Holocausto fornecendo respostas simples a perguntas como “O que foi o Holocausto?”, “Como os nazistas exploraram suas vítimas judias?” e “Os judeus foram as únicas vítimas da perseguição nazista?”. O conhecimento da história do Holocausto é de relevância global para combater o antissemitismo hoje e prevenir genocídio e crimes de atrocidade no futuro.

A UNESCO está realizando consultas mais amplas com o Facebook e outras redes sociais para melhorar a transparência das decisões sobre moderação de conteúdo e outras questões, garantir a sobrevivência de uma mídia independente vibrante e educar o público a pensar criticamente sobre as informações.
A negação e distorção do Holocausto, e o antissemitismo em geral, estão profundamente interligados com o aumento da desinformação online em todo o mundo.

A UNESCO também é parceira da campanha de mídia social #ProtectTheFacts lançada em janeiro de 2021 com a International Holocaust Remembrance Alliance, a ONU e a Comissão Europeia para aumentar a conscientização sobre os perigos da negação e distorção do Holocausto por meio de mensagens direcionadas na mídia social.

Essa ação segue a expansão do Facebook de sua política de discurso de ódio, que se compromete a remover conteúdo relacionado à negação do Holocausto e ao antissemitismo.

“A negação do Holocausto, a distorção do Holocausto e a disseminação de mitos de conspiração sobre o Holocausto se tornaram pedras angulares no incitamento vicioso de ódio antissemita por parte dos supremacistas brancos, neonazistas e outras forças extremistas”, disse o presidente do Congresso Mundial Judaico, Ronald S. Lauder.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.