Guerra de GazaIsraelÚltimas notícias

Gallant, se você não consegue decidir, deixe alguém que consiga

Oficiais e soldados de combate das Forças de Defesa de Israel (FDI) passaram a noite de segunda-feira em frente à casa do Ministro da Defesa, Yoav Gallant, para expressar seu protesto contra a conduta dele nos últimos meses. O acampamento de protesto é especificamente contra a abordagem do ministro em relação à guerra em Gaza e ao Corredor de Filadélfia. Os organizadores planejam continuar a manifestação sem interrupções.

Um oficial da reserva de uma unidade de forças especiais disse no acampamento de protesto: “Ministro Gallant, viemos aqui para lhe dizer: se você não pode decidir, renuncie e vá para casa. Lutamos e fomos feridos na Faixa de Gaza, não para terminar esta guerra com um acordo tão patético, de forma tão covarde.”

Ele ainda alertou: “Se terminarmos em Gaza com uma derrota dessas, enfrentaremos uma guerra em outras áreas, como não vimos há muito tempo. Já agora vemos as ondas de terrorismo aumentando em todas as partes do país. Repetimos: se você não consegue decidir, entregue suas chaves e as dê a alguém que possa tomar decisões.”

Imagem: ilustrativa, Yoav Gallant em dezembro de 2023, foto (parte) de divulgação da Embaixada dos EUA em Israel.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.