Cultura

Golda Meir é considerada a Dama de Ferro

Golda Meir, aos 70 anos, fez história ao ser eleita a primeira mulher primeira-ministra de Israel. Ela foi a quarta primeira-ministra do país e até hoje é a única mulher a ocupar este cargo.

Meir nasceu Golda Mabovitch em Kiev (Ucrânia) em 1898. Quando ela tinha oito anos, sua família emigrou para os Estados Unidos. Criada em Milwaukee, Wisconsin, ela se juntou a um movimento juvenil sionista, casou-se com Morris Myerson e, em 1921, imigrou para o Kibutz Merhavia, em Israel. Em 1924, os Meyersons mudaram-se para Jerusalém e Golda começou uma série de cargos como oficial da Histadrut – Federação Geral do Trabalho.

Golda esteve envolvida nas negociações com os britânicos para a partição da Palestina e foi uma de duas mulheres signatárias da declaração de independência de Israel, em 1948.

Em junho de 1948, Golda Meir foi nomeada a primeira embaixadora de Israel na União Soviética, cargo que ocupou por menos de um ano, logo em seguida foi eleita membro do Knesset nas eleições de 1949 e serviu como Ministra do Trabalho e da Segurança Nacional de 1949 a 1956.

Durante a década seguinte (1956-66), Meir foi Ministra das Relações Exteriores. 
Após a morte repentina do primeiro-ministro Levi Eshkol em 1969, Meir foi escolhida como sucessora.

crédito da foto:

Golda Meir – Library of Congress via Wikimedia Commons

Durante seu mandato, Meir ganhou a reputação de diplomata experiente e mostrou forte liderança durante o ataque surpresa da Guerra do Yom Kipur, em outubro de 1973. Apesar de Israel ter vencido, mais de 2.500 israelenses morreram e muitos criticaram o governo por sua falta de preparação.

Conhecida como a “Dama de Ferro” da política israelense,Meir tinha uma personalidade calorosa e a imagem de avó, altamente eficaz em suas campanhas de arrecadação de fundos, até hoje suas célebres frases ficaram eternizadas.

Frases como “A paz virá quando os árabes amarem os seus filhos tanto quanto nos odeiam” e “Se os palestinos baixarem as armas, haverá paz. Se os israelenses baixarem as armas, não haverá mais Israel”,são citadas no mundo inteiro.

Devido em parte à sua idade e problemas de saúde, Meir renunciou em outubro de 1974. Ela foi sucedida por Yitzhak Rabin.

Golda Meir morreu, aos 80 anos, em Jerusalém em 8 de dezembro de 1978..

Recentemente a imprensa noticiou que Shira Haas a protagonista da série Nada Ortodoxa irá interpretar Golda Meir em nova minissérie da MGM,que terá o título de Lioness.Área de anexos

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.