Há 78 anos era libertado o Campo de Concentração de Mauthhausen
Em 05 de maio de 1945, o campo de concentração de Mauthhausen era libertado. À medida que as forças aliadas e soviéticas avançavam para a Alemanha, em abril de 1945, as SS começaram a destruir os vestígios de seus crimes, desmontando as instalações de homicídio em massa, queimando documentos incriminadores e assassinando prisioneiros de campos de concentração para não deixarem testemunhas.
A câmara de gás de Mauthausen permaneceu em operação até os últimos dias da guerra. As SS assassinaram quase 3.000 prisioneiros da enfermaria após uma seleção em 20 de abril de 1945. As autoridades do campo realizaram o último assassinato em massa na câmara de gás em 28 de abril de 1945. As vítimas foram 33 social-democratas da Alta Áustria e comunistas oponentes do regime.
Em 3 de maio de 1945, os últimos membros das SS fugiram dos campos de concentração de Mauthausen e Gusen.
Ao longo de dois dias, 5 e 6 de maio de 1945, o 41º Esquadrão de Reconhecimento da 11ª Divisão Blindada dos EUA e o 3º Exército dos EUA libertaram o complexo de Mauthausen. As tropas americanas permaneceram no local cuidando dos quase 40.000 prisioneiros encontrados vivos, organizando o enterro dos mortos e facilitando a repatriação daqueles que estavam em condições de viajar. Mais de 3.000 foram enterrados em ‘Cemitérios de Campos’ próximos aos antigos campos de concentração.
Mauthausen foi o último campo libertado pelas forças aliadas antes da rendição incondicional do Terceiro Reich em 7 de maio de 1945. A vitória na Europa foi proclamada em 8 de maio e é observada até hoje.
Em 1949, o local foi designado como memorial público pelo governo austríaco. Hoje, o acampamento principal é o local do Museu Memorial de Mauthausen.