judaísmoRevista

Os Judeus da Bósnia-Herzegovina

Considere que os judeus da Bósnia, chegaram num primeiro momento, fugidos da Espanha e de Portugal. Falavam ladino, também conhecido como espanholito, um dialeto que está para os sefaraditas, assim como o iídishe está para os asquenazitas que também chegaram em grande número aos Balcãs, à partir das vitórias e conquistas Austro-Húngaras em 1817 e após a derrocada do Império Otomano, substituído após a Primeira Guerra Mundial, pelos Habsburgos.

Vocês, leitor e leitora queridos, terão uma grata surpresa com tudo o que vão presenciar sobre os judeus bósnios, as obras que desenvolveram, as comunidades que criaram e o quanto tem, há séculos contribuído para a nação onde convivem em harmonia com as três outras religiões, a saber: islâmica, católica e ortodoxa cristã.

O país é lindo. A comida fantástica e muito barata, o turismo, muito especial e o povo hospitaleiro. Leia, você vai se encantar.

Destaque para a Hagadá de Sarajevo e para a primeira cervejaria do país, construída e administrada por judeus.

Cerveja de primeira!

Aproveite!

Ronaldo Gomlevsky

A edição sobre os judeus da Bósnia-Herzegovina já está disponível pelo whatsapp: +55 21 982089778

Legenda da foto:

Ronaldo Gomlevsky em Sarajevo, exatamente na esquina onde foram assassinados o Grão duque Francisco Ferdinando, herdeiro Habsburgo e a mulher dele. Episódio que deu início à Primeira Guerra Mundial.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.