Irã não realizou teste nuclear
Hoje, vários youtubers voltados à cobertura militar no Brasil estamparam “Irã realiza teste nuclear subterrâneo”. Ainda pela manhã nós publicamos “Sismólogos online notaram que a região não é propensa a atividade sísmica, e que a magnitude, as formas de onda e a ocorrência súbita, sem os sinais de alerta habituais de um terremoto, apontam para um culpado diferente – um teste nuclear subterrâneo.” Infelizmente a informação original dos “sismólogos online” estava errada, intencionalmente errada.
O Irã é palco de 10 terremotos entre 4 e 5 graus da Escala de Richter todos os meses. Isso é absolutamente normal e existe um banco de dados mundial na web. Os tais “sismólogos online” é claro que conhecem.
A imagem do post mostra os 10 terremotos das últimas 4 semanas. Um deles a 48 km de profundidade, um a 21 km de profundidade e os outros a 10 km de profundidade (10.000 metros).
E aí não consigo entender os youtubers. Eles não percebem que não se escava poços com 10.000 metros de profundidade? Se eles procurassem pelo poço na região de Alcântara que o Brasil tinha escava para seu teste nuclear, tinha apenas 320 metros. O presidente Collor, mandou enterrar este poço. Mais 2 minutos de pesquisa, descobririam que os testes nucleares na Coreia do Norte, foram realizados a 800 metros de profundidade.
Os primeiros testes nucleares subterrâneos dos EUA, nos anos 1950 variam de 5,2 metros a 274 metros de profundidade somente. Portanto, imaginar que o Irã detonou um artefato nuclear a 10.000 metros de profundidade é simplesmente besteira.
por José Roitberg – jornalista e pesquisador