IsraelÚltimas notícias

Israel divulga de abate três drones iranianos de longo alcance em 2021

Nesta segunda-feira 7/mar o IDF divulgou vídeo com áudio dos pilotos e controladores militares de missão mostrando o abate três drones iranianos acontecido em março e maio de 2021.

Até o momento está operação estava classificada como sigilosa. Foi a primeira vez que aviões F-35 abateram drones de última geração. Dois drones foram lançados da mesma plataforma em território iraniano. São aeronaves grandes, movidas por turbina a jato, capazes de voar por 3.000 km em altitudes entre 200 e 400 metros apenas, dificultando sua localização por radar e abate.

Os drones foram detectados por unidades militares no solo da Síria (o IDF não divulgou detalhes ou nacionalidade) e isso foi comunicado aos controladores militares em Israel que despacharam dois F-35i para a interceptação.

Na imagem, uma tela do vídeo divulgado pelo IDF pode-se ver nitidamente o drone através das câmeras do F-35i e notar que é um modelo desconhecido anteriormente.

Unidades em terra recolheram os destroços dos dois drones abatidos e constataram transportarem uma carga de pistolas. A especulação é de que tenha sido uma tentativa de verificar a possibilidade de uma rota de contrabando aérea de armas para o Hamas.

O IDF também revelou que esta ação prosseguiu com o ataque contra instalações de drones e território iraniano.

O terceiro drone foi lançado do Iraque e abatido sobre o Vale de Beit She’an por um helicóptero do IDF em maio de 2021.

Avaliação

Esta definição israelense de análise militar é estranha pois o Irã nunca teve dificuldades de fazer armas individuais, máquinas, explosivos e equipamentos industriais para fabricação de foguetes chegarem à Faixa de Gaza, ou será que Israel finalmente conseguiu descobrir e cortas as rotas tradicionais?

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.