Israel e Emirados Árabes Unidos mostram veículo autônomo naval militar conjunto
Israel e os Emirados Árabes Unidos participaram de uma demonstração marítima não tripulada conjunta, onde realizaram uma série de missões militares e comerciais. As empresas EDGE, ADSB e IAI realizaram a demonstração conjunta na exposição NAVDEX em Abu Dhabi. A embarcação autônoma produzida em conjunto é equipada com sensores, sonar e sistemas de imagem integrados a um sistema unificado de comando e controle parcialmente ou totalmente operado remotamente, que não requer intervenção humana.
O novo sistema está sendo apresentado um ano após a assinatura de um acordo de cooperação comercial entre as empresas, segundo as quais a EDGE e o ADSB ( Abu Dhabi Ship Building) o principal estaleiro da região, usaria suas capacidades no projeto, produção, manutenção, adaptação e conversão de embarcações comerciais e outras.
O ADSB projetará a plataforma, integrará os sensores e sistemas de controle a bordo da embarcação e desenvolverá seu conceito operacional. O IAI desenvolverá e fornecerá o sistema de controle autônomo e integrará uma variedade de sensores dedicados à unidade de controle, tudo de acordo com as necessidades do programa.
As aplicações militares possibilitadas por embarcações autônomas incluem atividades relacionadas à inteligência, rastreamento, observação, vigilância de fronteiras e costeiras, os meios para conduzir a segurança marítima, detecção de minas, detecção de submarinos e guerra antissubmarina, e a implantação de plataformas para decolagem e pouso verticais.
Os navios também são adequados para aplicações civis, incluindo oceanografia, detecção e monitoramento de poluição, perfuração de petróleo e gás, transporte de material líquido, busca e salvamento, combate a incêndios e interceptação precoce de ameaças.
Imagens: capturas de vídeo oficial de divulgação da ADSB, IAI e EDGE.