IsraelÚltimas notícias

Israel e Jordânia assinam acordo para recuperar o rio Jordão

Israel e a Jordânia assinaram uma declaração de intenção em 17 de novembro para limpar e proteger o rio Jordão na cúpula do clima COP27 das Nações Unidas em Sharm el-Sheikh, Egito.

Este rio, compartilhado pelos dois países, está quase seco devido às mudanças climáticas, poluição e outras ameaças, sendo de fundamental importância devido ao valor ecológico e turístico do local.

O acordo, apesar de não oferecer muitos detalhes, diz que Israel e a Jordânia irão reduzir a poluição dos rios construindo instalações de tratamento de águas residuais e atualizando os sistemas de esgoto para evitar que as cidades ribeirinhas joguem esgoto bruto nas águas, de acordo com um comunicado do governo israelense.

Os dois países também pretendem promover a agricultura sustentável, controlando o escoamento de campos agrícolas e reduzindo o uso de pesticidas.

O ministro da Água e Irrigação da Jordânia, Mohammed al-Najjar, expressou esperança de que o acordo melhore os meios de subsistência e forneça “mais água para os residentes em ambas as margens do rio Jordão, incluindo os palestinos”, de acordo com um comunicado da agência de notícias oficial Petra.

A Jordânia é um dos países com maior deficiência hídrica do mundo, sofrendo com secas extremas, e a cooperação hídrica com Israel é muito anterior ao acordo de paz de 1994 entre eles.

A ministra da Proteção Ambiental de Israel, Tamar Zandberg, chamou o pacto de “uma expressão do relacionamento próximo… entre os dois países”.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.