Nova pesquisa revela: Israel ainda está entre os 10 maiores exportadores de armas, apesar da queda nas vendas.
Israel é o nono maior exportador de armas do mundo, de acordo com o novo relatório anual do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPRI). Nos últimos quatro anos, as vendas da defesa de Israel teriam diminuído quase 25%.
Entre 2019 e 2023, as armas israelenses constituíram 2,4% do mercado global, enormemente remodelado pela invasão da Ucrânia pela Rússia e pelo aumento das importações por países europeus.
Os Estados Unidos continuam a ser o maior vendedor de armas do mundo, sendo os principais destinatários a Arábia Saudita, o Japão e o Kuwait. Outros estados do Médio Oriente que constituem os 10 principais compradores de armas americanas são o Qatar e Israel, que representaram 3,6% das vendas entre 2019 e 2023.
Os EUA são seguidos por França, Rússia, China, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha. O décimo maior exportador de armas do mundo é a Coreia do Sul.
Israel importa as suas armas dos EUA (69%) e da Alemanha (30%), além de comprar 0,9% da Itália. Israel é mencionado, ainda, entre os três principais clientes da indústria de armamento alemã.
Enquanto isso, os três principais países que compram armas de Israel são a Índia, representando 37%, as Filipinas (12%) e os EUA (8,7%).