Israel faz programa piloto para teste de Covid
Um novo programa piloto para validar o uso de um teste de PCR baseado em saliva para coronavírus está definido para começar na Rabin Square em Tel Aviv.
Se o novo teste for validado, ele permitirá uma triagem mais rápida – apenas 45 minutos até que os resultados sejam obtidos e constitui um avanço importante no combate à epidemia, visto que o novo teste não é invasivo e não utiliza swab nasal.
O programa piloto será conduzido em colaboração com o laboratório central de doenças do Ministério da Saúde e da Universidade Bar Ilan, como parte dos esforços contínuos do governo para desenvolver novos métodos de lidar com a epidemia de coronavírus.
O teste de saliva foi desenvolvido pelo Dr. Amos Danieli, do corpo docente de engenharia da Universidade Bar Ilan, financiado e auxiliado pelo Ministério da Saúde e também pela Healthcare Israel. Além de ser mais simples de usar, ele também produz resultados mais rápidos – apenas 45 minutos até que os resultados sejam obtidos, em vez das várias horas que os testes atuais exigem.
Os testes serão realizados em condições de laboratório com sensibilidade semelhante a um teste PCR padrão com swab, que é o teste padrão usado no Estado de Israel e em todo o mundo. Os participantes do programa serão sorteados em várias faixas etárias e serão submetidos tanto a um teste de saliva quanto a um swab nasal regular, a fim de permitir a comparação dos resultados e a avaliação da validade do teste de saliva.
O programa piloto vai durar cerca de duas semanas, até que centenas de testes sejam realizados.