CoronavirusÚltimas notícias

Israel se prepara para nova variante do coronavirus

Autoridades de saúde de Israel relataram no início dessa semana o primeiro caso identificado da subvariante delta “AY.4.2” altamente contagiosa.

A pessoa infectada é um menino de 11 anos cujo teste deu positivo no retorno da Moldávia.

A variante foi recentemente detectada em vários países europeus.

Essa nova variante já responsável por 10% dos casos da doença na Inglaterra e 6% em todo o Reino Unido. Em Portugal foram detectados 9 casos.Esta nova variante também foi verificada na Dinamarca e nos Estados Unidos.

Em Israel esse primeiro caso ocorre no momento em que Israel parece estar saindo da quarta onda do coronavírus, com números cada vez melhores divulgados pelo Ministérios da Saúde.

O primeiro-ministro Naftali Bennett realizou uma reunião de emergência com autoridades de saúde na quarta-feira à noite em um esforço para lidar com essa subvariante do coronavírus.

Após a reunião, Bennett disse que as autoridades estarão “monitorando de perto” os desenvolvimentos relacionados à nova cepa para manter os atuais baixos níveis de mortalidade em Israel. Ele instruiu as autoridades a promover investigações epidemiológicas e testes genéticos daqueles que foram diagnosticados com a cepa AY4.2, bem como a manter uma estreita cooperação e troca de informações com os países onde a subvariante foi identificada.

O primeiro-ministro indicou ainda que o quadro proposto para permitir o relançamento do turismo vacinado em Israel no próximo mês provavelmente será alterado devido à presença da nova cepa, sem detalhar as mudanças.

Autoridades de saúde disseram na quinta-feira que cinco casos de AY4.2 foram diagnosticados retroativamente desde que o primeiro caso conhecido em Israel foi confirmado na terça-feira.

Autoridades de saúde estão considerando exigir quarentena para qualquer pessoa que entrar em contato com alguém que teste positivo para a subvariante AY4.2, mesmo que esteja totalmente vacinado e isento de quarentena.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.