IsraelReligiãoÚltimas notícias

Magnífica basílica de 2 mil anos é revelada em Ashkelon

A Autoridade de Antiguidades de Israel revelou recentemente uma magnífica basílica de 2 mil anos que é a maior do seu tipo em Israel. O Parque Nacional de Tel Ashkelon passou recentemente por um extenso trabalho de desenvolvimento, iniciado e financiado pela Nature and Parks Authority, Ashkelon Municipality e Leon Levy Foundation.

Os achados emocionantes, que também incluem um odeon (teatro) antigo, estão agora sendo revelados pela primeira vez e em breve estarão abertos aos visitantes do Parque Nacional de Tel Ashkelon, melhorando a experiência do visitante no local. O local será inaugurado em breve.

Vista aérea da basílica no Parque Nacional de Tel Ashkelon.
Foto: Emil Aladjem Israel Antiquities Authority.

A basílica

Durante o período romano, a vida pública da cidade girava em torno de sua basílica (um edifício público romano), onde seus cidadãos realizavam negócios, se reuniam para questões sociais e jurídicas e realizavam apresentações e cerimônias religiosas.

De acordo com a Dra. Rachel Bar-Natan, Saar Ganor e Fredrico Kobrin, diretores de escavação em nome da Autoridade de Antiguidades de Israel, “O enorme edifício é coberto por um telhado e dividido em três partes – um saguão central e dois saguões laterais. O saguão era cercado por fileiras de colunas e capitéis de mármore, que chegavam a uma altura estimada de 13 metros e sustentavam o telhado do edifício. O piso e as paredes eram de mármore. “

“A basílica foi fundada por Herodes, o Grande, e uma fonte histórica sugere que sua família veio da cidade de Ashkelon”, acrescentam Ganor, Dr. Bar-Natan e Kobrin da Autoridade de Antiguidades de Israel. “Durante a Dinastia Severa Romana, nos séculos II e III dC, o prédio foi reformado, características arquitetônicas de mármore foram trazidas para o local e um pequeno teatro foi adicionado. Moedas herodianas descobertas na forração dos pisos antigos da estrutura mostram que era construída na época de um dos maiores construtores que já existiram no país. Os escritos do historiador Josefo mencionam a construção de Herodes na cidade de Ashkelon e listam fontes, uma casa de banho e corredores com colunatas. Hoje, com base nas novas evidências arqueológicas , podemos entender as origens do registro histórico. “

A basílica foi devastada pelo terremoto que atingiu o país em 363 EC. Os efeitos das ondas sísmicas são claramente visíveis no chão do prédio, fornecendo evidências tangíveis dos eventos daquele ano em Ashkelon. Após sua destruição, o prédio foi abandonado.

A recuperação da basílica

O departamento de conservação da Autoridade de Antiguidades de Israel está conduzindo um complexo trabalho de preservação e restauração no odeon e na impressionante basílica, liderado pela Autoridade de Parques e Natureza e generosamente financiado pela Fundação Leon Levy. O trabalho envolve a colocação das espetaculares esculturas de mármore da antiga Ashkelon na parte sul da basílica. Na primeira etapa, o odeon será conservado e restaurado.

O chão da basílica escavada será restaurado e preenchido, e colunas adicionais serão colocadas em torno do perímetro com base nas lições aprendidas com o programa inicial. O público terá então acesso a uma magnífica basílica, a maior de Israel. Entretanto, os visitantes poderão sentar-se nos assentos do odeon – a terminar nos próximos meses – e observar as obras da basílica vizinha.

O Parque Nacional de Ashkelon

“O Parque Nacional de Ashkelon é um dos locais antigos mais importantes, tanto em Israel quanto no mundo, e vez após vez ele surge como um dos locais mais visitados do país. A cidade é incrível orgulho disso, investindo recursos e fundos em cooperação com a Nature and Parks Authority, incentivando os visitantes, subsidiando a entrada de residentes de Ashkelon e promovendo iniciativas educacionais e comunitárias. Recentemente, também concluímos a melhoria da estrada de entrada do parque, que foi transformada em dar ao parque a dignidade que ele merece. Estou convencido de que o trabalho de restauração e conservação do parque, as novas descobertas arqueológicas e o trabalho de desenvolvimento – incluindo novos caminhos acessíveis – irão contribuir significativamente para o parque ‘s belezas naturais e fortalecer seu status como o parque nacional mais bonito e bem cuidado de Israel “, declarou o prefeito de Ashkelon, Tomer Glam.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.