Mundo

Manifestação nazista pressiona governador da Flórida

Cerca de dez pessoas em roupas pretas com braçadeiras com suásticas, uma bandeira semelhante à nazista, mas sem relação de desenho com a Alemanha Nazista, e um pequeno banner do National Socialist Movement, estavam junto ao meio fio, próximas a Orlando. Um deles pisava sobre uma bandeira de Israel ou o que parece ser uma bandeira de Israel.

Segundo testemunhas e vários vídeos gravados por pessoas que passavam de carro o grupo fazia saudações nazistas, sorria, ria, dava tchauzinho para quem os filmava, filmava de volta e gritava “Heil Hitler” e mandava os judeus se f…

O banner era muito claro com a assinatura do grupo NSM que se intitula oficialmente como um Partido Nazista Americano. O evento do dia 29/jan/2022 foi amplamente anunciado no site do grupo, que ainda indica telefone de contato e foi transmitido ao vivo pelas mídias sociais do grupo nazista. Outra manifestação já está programada e anunciada para o dia 23/abril/2022 no estado de Washington (20 de abril é o dia de nascimento de Adolf Hitler).

O que tem o senhor Ron DeSantis (Republicano) governador da Flórida com esta questão? Simples, ele se recusou a condenar esta manifestação racista, determinando ao porta-voz do governo que declarasse que ele não tinha certeza se eram nazistas mesmo ou democratas se passando por nazistas para prejudicar a imagem do governo.

Francamente, parece que tem mais políticos com a administração de escorregar nas cascas de banana intencionalmente.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.