Blog do Ronaldo

MÜNCHEN, O BERÇO DO NAZISMO E OS SOBREVIVENTES CARIOCAS DO HOLOCAUSTO

Na última terça-feira, na ASA, aconteceu mais uma reunião do Egrégio Conselho Deliberativo da FIERJ, desta vez com a presença de alienígenas, ainda que nossas conversas sejam todas livres e abertas.

O nosso querido presidente, por quem dedico já há 40 anos, enorme apreço, entendeu que deveria me chamar ao trabalho para ressucitar a moribunda Sherit Hapleitá que para quem não a conhece, trata-se da Associação que deveria congregar os sobreviventes do Holocausto.

Quando se trata de comunidade judaica e de chamamento a mim, não refugo e nem recuo. Lewin me pediu para cuidar desse tema.

Apresentei o que vou fazer, como farei e abri espaços generoso para todos que desejarem somar.

Está criada uma comissão no Conselho da Fierj.

Minha opinião repousa no fato de que todo judeu, toda judia, somos sobreviventes do Holocausto. É óbvio que figuras como Jorge Tredler e outros que sobreviveram ao Holocausto, de fato, serão tratados com honras e com prioridade.

Quem desejar participar, basta dar o nome à Golda.

Vamos criar um grupo de trabalho, sem donos e sem vedetes. O espaço está aberto e a minha prioridade, além do já exposto é envolver a juventude sionista judaica organizada que é tão sobrevivente quanto quaisquer outros e será aquela parcela de nossa comunidade que vai fazer esse trem continuar nos trilhos quando os mais velhos já não mais estiverem por aqui.

Curiosamente, no dia seguinte, entrei num avião da Lufthansa e estou agora em München( Munique), berço do nazismo. Em 10 dias estarei de volta para dar continuidade aos trabalhos com os sobreviventes, na área cultural, de informação, política, educacional e social.

Quero apenas lembrar que fundei esta Associação em 1984 e desde 1992 não se reúne!

É muita conversa e pouca ação quando este tema é de vital importância para a democracia e para os judeus.
Quem quiser trabalhar, vai ter espaço.

Quem quiser manipular, por favor, nem chegue perto!

Até a volta!

Ronaldo Gomlevsky

Imagem: Hofbräuhaus. A cervejaria utilizada pelos nazistas no início do avanço nacional socialista com a criação do partido NSDAP – Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães

Ronaldo Gomlevsky

Ronaldo Gomlevsky é jornalista, advogado e empresário.