judaísmoÚltimas notícias

Mundo judaico comemora o Iom Kipur, o dia mais sagrado do calendário hebraico

Neste domingo 24/set/2023, antes do anoitecer, o mundo judaico vai comemorar o Iom Kipur (Dia da Expiação), o dia mais sagrado e solene do calendário hebraico, jejum e contrição, durante o qual Deus termina seu julgamento da humanidade e sela sua sentença para o resto do ano, de preferência no Livro da Vida.

Day of Atonement,Dia da Expiação.Isidor Kaufmann, domínio público, via Wikimedia Commons

O que é Iom Kipur?

O dia mais sagrado do ano, o dia em que estamos mais próximos de Deus e da essência de nossas próprias almas. É o Dia da Expiação, quando nos reunimos em comunidade e dizemos Perdão!, tanto para nossos semelhantes quanto para D’us. Tentamos modificar as coisas que enfraqueceram nosso relacionamento com Ele, e o fazemos com alegria, com absoluta confiança em Sua resposta positiva.

A origem

Poucos meses depois que o povo de Israel deixou o Egito no ano 2448 desde a criação (1313 AEC), eles pecaram por adorar um bezerro de ouro. Moisés subiu ao Monte Sinai e orou a D’us para perdoá-los. Depois de duas passagens de 40 dias na montanha, Deus perdoa o povo pela idolatria que tinham cometido e Moisés desceu da montanha (dia 10 de Tishrei) e trouxe o segundo conjunto de mandamentos do Sinai.Esse dia seria conhecido para sempre como o Dia da Expiação – Iom Kipur.

Parte do processo de arrependimento e penitência é, no “Iom Kipur”, cumprir as seguintes regras:

  • Nada pode ser comido ou bebido, inclusive água.
  • Pessoas que precisam de remédios de uso contínuo precisam tomá-los com o mínimo de água possível, pois proteger a vida está acima de qualquer outro preceito judaico.
  • Não é permitido lavar a boca, escovar os dentes ou banhar o corpo.
  • Somente o rosto e as mãos podem ser lavados pela manhã, antes das orações.
  • Não se pode carregar nada, acender fogo, fumar, nem usar eletricidade.
  • Estão isentos de jejuar crianças menores de 9 (nove) anos, pessoas enfermas, grávidas, ou que tenham dado à luz em menos de trinta dias,
  • Se durante o jejum uma pessoa sentir mal-estar, deve se alimentar até que se recupere.
  • As relações conjugais são proibidas, bem como o uso de perfumes e unguentos, exceto para fins médicos.
  • Sapatos e outras peças de roupa feitas de couro não podem ser usadas, pois nesse período é proibido a utilização de qualquer material para o qual seja necessário matar um animal.

Após o término do “Iom Kipur” há festas e celebrações, geralmente as famílias se reúnem com refeições fartas.

Em Israel, os locais de entretenimento estão fechados, não há transmissão de rádio e televisão, o transporte público é suspenso e até as ruas estão completamente vazias.

Isso é reforçado pela memória da guerra de 1973, um ataque surpresa a Israel lançado precisamente no Yom Kipur pelo Egito e pela Síria e que foi repelido com grande custo.

Sukot começa ao pôr do sol do dia 29 de setembro de 2023.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.