IsraelÚltimas notícias

Não é simples para o Hezbollah tentar atingir Tel Aviv

Para atingir Tel Aviv a partir do Líbano o Hezbollah conta com três tipos de mísseis básicos. O Zelzal-2, na foto, que é não guiado, usa combustível sólido e tem alcance de 200 km podendo ser disparado de longe, lá do início do vale de Bekaa, e o modelo Zelzal-1 mais antigo com alcance de 160 km e que precisa ser disparado desde abaixo do rio Litani. São modelos evoluídos do sistema soviético Frog-7 projetado nos anos 1950 e que entrou em uso em 1962, amplamente comprovado nas guerras do Oriente Médio, desde a Guerra do Yom Kippur em 1973, quando era temível. Hoje, não é.

Desde que num lançador bem construído, não improvisado como este da foto, a precisão de um Zelzal é de quase 2 km, ou seja, se cair a 2.000 metros de onde foi apontado é um impacto certeiro. A ogiva é enorme, com 600 kg de explosivo de pode causar muitos danos.

O outro modelo é o Fateh-110, muito mais moderno, fabricado na Síria ou no Irã, com alcance de 300 km e ogiva menor, com 450 kg. Ainda sim, muito potente. Este míssil é guiado por GPS e tem precisão de 500 metros. Os iranianos possuem caminhão militar desenvolvido específico podendo lançar dois mísseis.

Com alcance de 300 km, poderiam ser disparados desde próximos à fronteira norte do Líbano com a Síria e atingir Tel Aviv.

O ponto fraco é que provavelmente o Hezbollah só tem caminhões civis adaptados, como na foto e capazes de disparar apenas um míssil. Portanto, para lançar 30, seria preciso posicionar 30 caminhões como este da foto. Não podem ser disparados a partir do subsolo. São um alvo ótimo para a FAI.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.