Cultura

Nova temporada de Stranger Things teve locação onde nazistas prenderam judeus

Em exibição agora na plataforma de streaming Netflix, a temporada, que acaba de estrear, da série de ficção científica de heróis adolescentes ‘Stranger Things’, teve cenas filmadas dentro de uma notória prisão lituana cujos presos incluíram judeus a caminho de serem assassinados por nazistas e o futuro primeiro-ministro israelense Menachem Begin.

Parte da quarta temporada de “Stranger Things” foi filmada dentro da prisão de Lukiškės em Vilna, Lituânia.

A prisão de Lukiškės foi construída quando Vilna pertencia ao Império russo, sob o czar Nicolau II, em 1904, e manteve prisioneiros por mais de um século, com os últimos prisioneiros transferidos em 2019.

Em sua última reforma, a nova prisão também incluiu uma igreja ortodoxa, uma capela católica e uma sinagoga, esta foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial, quando Vilna foi ocupada pelas forças alemãs.

O complexo de Lukiškės serviu não apenas como prisão para criminosos, mas também como local de repressão e tortura de dissidentes e presos políticos, o ministro lituano para Assuntos Judaicos Jakub Wygodzki (1856–1941).O médico, sionista e apoiador de grupos de ajuda judaicos, foi torturado até a morte na prisão, ele tinha 84 anos.

Após a ocupação nazista da Lituânia em 1941, a Gestapo e os Saugumas lituanos usaram a prisão como cela para judeus retirados do Gueto de Vilna. A maioria desses prisioneiros acabou sendo executada no massacre de Ponary.

Menachem Begin (1913-1992), o sexto primeiro-ministro de Israel e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, ficou preso por oito meses em 1940 e 1941 nessa prisão por causa de sua atividade sionista dentro da União Soviética. Grande parte de sua família foi assassinada.

Após 2019 o prédio foi reestruturado e transformado em um centro para artistas e um local para música, arte e outros eventos exclusivos.

A prisão Lukiškės agora é um Airbnb.Os fãs da série podem agora passar a noite na antiga prisão, numa cela decorada com um interior inspirado em Stranger Things. A cela é mobiliada e decorada para se assemelhar ao ambiente característico do espetáculo e, para tornar a experiência ainda mais autêntica, os visitantes podem experimentar waffles, que lembram os preferidos dos personagens.

O local começou a receber visitantes a partir de 4 de junho e as reservas pelo Airbnb já estão disponíveis.

Se você está procurando um destino de férias que vai deixar um gosto ruim na boca, a Prisão Lukiškės em Vilnius, Lituânia, tem tudo para você. Depois que a  equipe de Stranger Things filmou parte da 4ª temporada lá, a antiga prisão foi convertida em um Airbnb decorado após o show.

Imagem – Uma cela na prisão de Lukiškės decorada com o tema de Stranger Things (Foto: Olga Posaškova/Go Vilinius)

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.