Cultura

A história da última padaria judaica de Calcutá

Conheça agora a história da última padaria judaica de Calcutá. Conhecidos como ‘Bagdá’ ou ‘Judeus bagdadis’ por causa de suas origens no atual Iraque, Síria e outros lugares de língua árabe, os imigrantes judeus começaram a se estabelecer em Calcutá em 1798 por causa de um comerciante chamado Shalom Cohen.

Quando a notícia sobre o sucesso de Cohen no comércio de diamantes, seda, índigo, ópio e algodão se espalhou, a comunidade judaica de Calcutá cresceu rapidamente e, no início dos anos 1900, milhares de judeus viviam ali, harmoniosamente ao lado de muitos hindus e muçulmanos.

Por conta disso, o novo Mercado de Calcutá, que foi inaugurado em 1847 na Lindsay Street, tem uma loja que é o destaque do lugar. Ela se chama Nahoum and Sons, ou apenas Nahoum’s. Uma padaria judaica que serve delícias assadas.

As delícias judaicas de Nahoum and Sons – Reprodução Facebook

Nahoum Israel Mordecai, assim como outras famílias judias, mudou-se do Oriente Médio para Calcutá. O que começou como vendas porta a porta, de queijos e produtos de panificação, se expandiu eventualmente e encontrou um endereço permanente na loja número F-20, New Market, em 1916. O neto de Israel, David Nahoum não apenas dirigiu a padaria com sucesso por décadas, mas foi também o líder muito querido da comunidade judaica de Calcutá, que está diminuindo rapidamente. O outro neto, Isaac Nahoum, assumiu depois que David faleceu em 2013. A loja permanece com o mesmo aspecto desde sua fundação em 1902.

fachada da Nahounm and Sons

Hoje, com muito poucas famílias judias restantes na cidade, Nahoum’s é um marco histórico que é amado por todos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade teve cerca de 5.000 judeus Baghdadi, com sinagogas, escolas e muito mais. Hoje, tudo isso mudou, mas o amor pelos doces judeus não.

No Natal, a padaria fica lotada de gente da cidade, a grande estrela da cidade é o lendário bolo de frutas da Nahoum’s, uma especialidade sem a qual o Natal é incompleto em muitas casas de Calcutá.

Outro sucesso da padaria  é o bolo de ameixa leve, feito especialmente para aqueles que não gostam de seus bolos com muitos recheios. Nahoum’s é uma das poucas confeitarias em Calcutá que ainda faz ovos de Páscoa autênticos. Nos feriados judaicos, o Nahoum’s também faz especialidades como baklava e anéis de caju. Os seus bolos Madeira, macarons, balas de maçapão, biscoitos, brownies e bolas de rum são igualmente populares. Mantendo o equilíbrio perfeito em meio a toda essa doçura, estão deliciosas iguarias como chamuças de queijo, hambúrgueres de vegetais e pão de alho.

O lugar é rico em sabores, sabores e também em história,a cidade tem recebido seus incríveis doces há mais de um século e parece que isso não irá mudar tão cedo.

Com informações do timesofindia.com

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.