judaísmoÚltimas notícias

O dia mais triste do calendário judaico-9 de Av

9 de Av é a data mais triste do calendário judaico, um dia nacional de luto para o povo judeu e que acontece a partir do início da noite desse sábado,17 de julho até o início da noite de domingo,18 de julho.

Tishá B’Av significa literalmente o nono (tisha) de Av (o quinto mês do calendário judaico). Este dia foi designado pelos rabinos do Talmud para comemorar as tragédias que se abateram sobre o povo judeu, particularmente a destruição do Primeiro e do Segundo Templos. 

Destruição de Jerusalém pelos romanos liderados por Tito, 70 E.C., por David Roberts.
crédito:David Roberts, domínio público, via Wikimedia Commons

Além de Yom Kipur, Tishá B’Av é a única data em que os judeus, jejuam durante um dia inteiro. Em Tishá B’Av, não é permitido comer,beber água,tomar banho, usar sapatos de couro e ter relações conjugais, por 25 horas.

Outras tragédias ocorridas em Tisha B´Av

Algumas das tragédias tão significativas também,foram verificas ao longo da história judaica, em Tishá b’Av.Além da destruição de Jerusalém e do Primeiro e do Segundo Templos podemos citar também outros eventos importantes ocorridos nesta data.
No ano de 133 E.C, a cidade judaica de Betar, local da batalha final entre Roma e Jerusalém, caiu em mãos dos romanos, que, na ocasião, assassinaram milhões de judeus, avançaram sobre o Monte do Templo, exilando nosso povo de sua pátria. Nesta data Bar Kochba e seus homens foram brutalmente derrotados pelos romanos e, para humilhar ainda mais o povo judeu, o governador romano na Terra de Israel, o tirano Turnus Rufus, um ano após a queda de Betar, decidiu lavrar a terra do Monte do Templo – nosso lugar mais sagrado. Isso também ocorreu no 9º dia de Av. E os romanos reconstruíram Jerusalém como uma cidade pagã – com o nome de Aelia Capitolina – proibindo o acesso dos judeus à mesma.

No ano de 1290, em Tishá b’Av, a Inglaterra expulsou todos os seus judeus.

Em 1492, Isabel de Castela e seu esposo, Fernão de Aragão, ordenaram a expulsão de todos os judeus da Espanha. Assinaram o edito de expulsão em 31 de março de 1492, dando aos judeus exatamente quatro meses para abandonar o país. A data judaica da partida de nosso povo da Espanha foi 9 de Av.

Outro evento trágico de implicações de longo alcance ocorreu em Tishá b’Av do ano de 1914: a Alemanha declarou Guerra contra a Rússia, desencadeando, assim, a 1a Guerra Mundial. Muitos historiadores afirmam que a 2ª Guerra Mundial foi a conclusão prolongada da 1ª Guerra e interpretam que o conflito mais sangrento da história da humanidade, o surgimento do Nazismo e o Holocausto não se iniciaram em 1939 – mas em 1914, no 9º dia de Av.

Foi precisamente em Tishá b’Av – 2 de agosto de 1941 – que o comandante SS Heinrich Himmler, formalmente recebeu a aprovação do Partido Nazista para executar a “Solução Final para o Problema Judeu”. O genocídio sistemático de nosso povo, que levou ao extermínio de sete milhões de judeus, foi formalmente iniciado em 9 de Av. Não bastasse, foi em Tishá b’Av do ano seguinte, 23 de julho de 1942, que se iniciou a deportação em massa de judeus do Gueto de Varsóvia para o campo de morte de Treblinka.

O milagre de 9 de Av

Qual o significado oculto e o maior milagre que o dia 9 de Av nos revela? A sobrevivência do povo judeu. A despeito de todas as adversidades, a nação judaica sobreviveu.

Tishá B´Av relembra que nada para os judeus, em sua história, foi fácil. Mas nenhum povo, na face da Terra, realizou e conseguiu tanto quanto o povo judeu. Ensinamos ao mundo que o Eterno é Um, o D’us Único. Nossa Torá e o monoteísmo influenciou o mundo,sendo inclusive base para todas as outras religiões. No âmbito secular, o legado para o mundo em várias áreas, como por exemplo, na área médica, literatura, ciência, e muitas outras é inegável e apesar de tantas tragédias e tentativas de extermínio a história do Povo de Israel é uma história de sucesso.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.