O Livro de Ruth e a festa de Shavuot
É costume ler e estudar o Livro de Ruth em Shavuot .
O Livro de Rute é único por muitas razões. É um dos livros mais curtos da Torá, contendo apenas quatro capítulos e 85 versículos. Ruth também contém uma das narrativas mais bucólicas da Bíblia, já que a história se passa no campo.
A história
Elimeleque, da tribo de Judá e Noemi emigram de Belém para Moabe para escapar da fome. Elimeleque arrenda suas terras em Belém, mas morre em Moabe antes que possa recuperá-las. Seus filhos, Malom e Quilion, casam-se com mulheres moabitas, Rute e Orfa, mas dentro de uma década os filhos também morrem, deixando Noemi viúva sem herdeiros. Ela decide voltar para Belém, dizendo às noras que voltem para o seu povo. Orfa relutantemente parte, mas Rute se recusa, declarando sua fidelidade permanente a Noemi: “para onde você for, eu irei; e onde tu alojares, eu alojarei; o teu povo será o meu povo, e o teu Deus o meu Deus” (Rute 1:16).
Naomi leva Ruth de volta com ela para Belém, onde ela é sustentada pelas colheitas de Ruth. Por acaso, Rute conheceu Boaz quando foi colher espigas em seu campo. A Torá obriga o lavrador israelita a permitir que o estrangeiro, o órfão e a viúva colham de sua colheita, e Rute era uma estrangeira e uma viúva.Boaz foi atraído por Rute e se casou com ela. A criança que nasceu deste casamento, Oved, era avô do rei David.
Existem várias razões para ler esta história em Shavuot, entre elas:
– Shavuot está ligado à colheita da cevada (também chamada de bikurim na Bíblia); assim também é a história de Rute.
– De acordo com a história, Rute foi a bisavó do rei Davi. O rei Davi, de acordo com uma tradição judaica, nasceu e morreu em Shavuot, então faz sentido ler sobre a linha genealógica de Davi em seu aniversário.
– A Torá foi dada ao povo judeu neste dia, o sexto dia de Sivan, e assim como o aprendizado da Torá é adquirida através da dor e da pobreza ( תורה נקנית ביסורים ), assim Rute suportou a pobreza e a tristeza em sua busca para se tornar parte da nação judaica.
-Como Rute que se converteu e foi aceita por Deus, assim também a nação de Israel entra na aliança com Deus neste dia ao aceitar ansiosamente a Torá.
Uma figura nobre
“Benevolência” está no centro do Livro de Rute.A palavra “chesed” (bondade) aparece três vezes na história bíblica..A história de Ruth é tocante e nobre; fala de “ chesed ”, significando fidelidade, lealdade, confiabilidade, estabilidade, confiabilidade.
Ruth foi a primeira convertida ao judaísmo e por causa disso muitos que escolhem o judaísmo leem esta história no momento de sua conversão ou escolhem Ruth como um nome hebraico.
Leia mais: