MundoÚltimas notícias

O massacre de judeus em Kamenets-Podolsk, um dos primeiros assassinatos em massa pelos nazistas

Entre 27 e 28 de agosto de 1941, a cidade de Kamenets-Podolsk, no oeste da Ucrânia, foi palco de um dos primeiros assassinatos em massa de judeus em grande escala pelos nazistas, como parte da Solução Final.
Os assassinatos foram cometidos em 27 e 28 de agosto de 1941, na cidade soviética de Kamianets-Podilskyi (atual Ucrânia), ocupada pelas tropas alemãs no mês anterior, em 11 de julho de 1941. De acordo com os relatórios alemães nazistas, um um total de 23.600 judeus foram assassinados, incluindo 16.000 que já haviam sido expulsos da Hungria. [

Os Einsatzgruppen (Grupos de Ação Especial) eram a SS e unidades policiais encarregadas de seguir a Wehrmacht até a União Soviética em junho de 1941. Nos três anos seguintes, junto com unidades da Wehrmacht (Forças Armadas) alemã, Polícia de Segurança e Polícia de Ordem, eles mataram mais de 2 milhões de judeus: cerca de 40% dos que foram mortos durante o Holocausto.

Os membros dos Einsatzgruppen eram provenientes da SS, Waffen SS (formações militares da SS) e outras organizações do sistema de Polícia e Segurança. Cartas e fotografias de membros dessas unidades são uma importante fonte de conhecimento sobre o Holocausto. Os Einsatzgruppen também fizeram amplo uso de colaboradores locais para identificar, prender e matar judeus.

Na imagem:

Judeus no local do assassinato fora de Kamenets-Podolsk.United States Holocaust Memorial Museum, courtesy of Ivan Sved.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.