O presidente Herzog, de Israel, se encontra com o Sheik Mohammed bin Zayed, presidente dos Emirados Árabes Unidos
O presidente Isaac Herzog se reuniu nesta segunda-feira, 5 de dezembro de 2022, com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan, em sua casa particular em Abu Dhabi.
Na ocasião o presidente falou Sheik: “É uma grande honra e um prazer estar aqui, ser seu convidado e me encontrar com você. Os Emirados Árabes Unidos são um dos principais pilares do movimento em direção à paz na região. Os Acordos de Abraham são um consenso nacional no Estado de Israel, para todas as partes e para todas as facções da política israelense.
“Depois de dois anos dos Acordos de Abraham, quando decolamos tão bem, agora precisamos atingir a altitude de cruzeiro, o que significa melhorar ainda mais o relacionamento, fortalecê-lo e trazer mais nações a bordo com os Acordos de Abraham. Muito obrigado por sua hospitalidade.”
O presidente dos Emirados Árabes Unidos, respondeu a Herzog: “Muito obrigado, senhor presidente, por voltar novamente para sua segunda casa. Isso realmente significa muito para nós. Este é um novo relacionamento e estamos tentando construir um relacionamento muito ponte forte entre nossos dois países, e acho que construímos uma ponte muito forte da qual estamos orgulhosos. Os Acordos de Abraham estão alcançando seus objetivos, por isso estamos muito orgulhosos.”
Durante o encontro, os dois lados discutiram o fortalecimento das relações e formas de expandir a cooperação bilateral.
Herzog chega aos Emirados Árabes Unidos após encerrar uma visita histórica ao Bahrein, sendo a primeira de um chefe de estado israelense ao reino insular.
Em sua visita ao Bahrein, Herzog, encontrou-se com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro do Bahrein, Salman bin Hamad, no Conselho de Desenvolvimento Econômico do Bahrein.
De acordo com o gabinete de Herzog, os dois líderes discutiram formas de ampliar o relacionamento bilateral.
Herzog também se reuniu com membros da comunidade judaica local enquanto esteve no Bahrein.
Israel normalizou os laços com os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein em 2020 como parte dos Acordos de Abraham negociados pelos EUA. O acordo abriu caminho para a normalização com o Marrocos meses depois.
O presidente de Israel Isaac Herzog e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan. GPO/Amos Ben Gershom