IsraelÚltimas notícias

Operação Salomão completa 30 anos

A Operação Salomão foi, há 30 anos, uma das maiores operações de resgate da história de Israel. Em 24-25 de maio de 1991, mais de 14 mil judeus etíopes foram resgatados e trazidos para Israel, numa missão que levou apenas 36 horas.

Em 36 horas, as famílias etíopes foram transportadas para o Aeroporto Ben Gurion em 35 aeronaves, incluindo C-130 da Força Aérea de Israel e El Al Boeing 747, e 400 ônibus.

 Imigrantes etíopes desembarcam do avião em Israel, durante a Operação Salomão.
Imigrantes etíopes desembarcam do avião em Israel, durante a Operação Salomão.
Foto: Government Press Office (Israel), CC BY-SA 3.0 via Wikimedia CommonsÁrea de anexos

A operação ocorreu em meio a uma guerra civil de décadas na Etiópia, que aumentou a preocupação com a segurança dos judeus etíopes em meio à violenta instabilidade. O esforço humanitário pelos judeus etíopes foi realizado com o apoio dos Estados Unidos e do governo etíope, que concordou com o pedido americano de permitir que a comunidade imigrasse para Israel após anos permitindo a emigração apenas em troca de armas.

A missão estava inicialmente prevista para durar de 10 a 15 dias, mas acabou sendo reduzida para 48 horas. A partir de uma quinta-feira, a missão foi executada de forma tão metódica que foi concluída no final do sábado.

A Operação Solomon transportou quase duas vezes mais judeus etíopes para Israel do que o esforço anterior, Operação Moisés, em 1984, e estabeleceu um recorde mundial para uma carga de passageiros em um único voo em 24 de maio de 1991, quando um avião da El Al, um 747 transportou 1.122 passageiros para Israel. Destes, apenas 1.087 passageiros foram registrados – o restante era composto por dezenas de crianças que se esconderam com as roupas das mães. As aeronaves em si deveriam conter 760 passageiros, mas devido à magreza dos passageiros, em meio a um clima de fome,couberam  muitos mais na aeronave. Cinco bebês nasceram a bordo dos aviões.

Entre 1990 e 1999, mais de 39.000 membros da comunidade Beta Israel imigraram para Israel da Etiópia.

Israel permanece para sempre empenhado em trazer os judeus para a segurança do país.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.