judaísmoMundo

Órfãos judeus acolhidos pelo Chabad conseguem sair da Ucrânia

O movimento Chabad é muito ativo na Ucrânia e possui um orfanato na cidade de Zitomir, cidade próxima à fronteira da Bielorrússia atendendo a 100 crianças entre 4 e 18 anos de idade. Muitas delas são perderam os pais e estiveram em áreas de combates em Donetsk e Lugansk, as regiões separatistas no lado oposto do país em 2014.

Outras vem de famílias com apenas um dos pais, ou mesmo com os dois, que por várias razões, inclusive abuso de álcool e drogas (normal na Ucrânia), não conseguem criar os filhos.

Todas as crianças e o staff do orfanato Alumim estão, da tarde do dia 28 para a manhã do dia 1/mar, num hotel na cidade de Czernowitz, logo do outro lado da fronteira, na Moldávia, e em segurança total. Czernowitz é uma das mais tradicionais cidades com população judaica da Bessarábia. A população da pequena cidade já triplicou nestes cinco dias de guerra.

Um dos problemas foi a travessia da fronteira pois a polícia ucraniana está exigindo passaporte ou outro documento. A maioria das crianças não possui passaporte, nem documentos de identidade típicos de adultos. E também existia a exigência de autorização de pais ou parentes, o que se mostrou praticamente impossível. Mas as tropas de fronteira foram amigáveis com seus cidadãos. Os países ao redor abriram seus lados de fronteira e não estão exigindo documentação.

O grupo disse à mídia israelense que tem comida para dez dias e espera uma solução para irem para Israel, ou através da Moldávia ou da Romênia.

José Roitberg

José Roitberg é um jornalista brasileiro e pesquisador em história, formado em Filosofia do Ensino sobre o Holocausto, pelo Yad Vashem de Jerusalém.