Uncategorized

Os julgamentos de Auschwitz em Frankfurt

Os Julgamentos de Frankfurt-Auschwitz foram os julgamentos de vinte e dois militares nazistas que serviram no Complexo do Campo de Auschwitz entre 1940 e 1945. Os julgamentos ocorreram principalmente em Frankfurt am Main entre 20 de dezembro de 1963 e 20 de agosto de 1965.

Primeiro julgamento em Frankfurt Auschwitz

Embora alguns dos nazistas mais destacados que serviram em Auschwitz, como Rudolf Höss ou Arthur Liebehenschel , foram condenados em julgamentos como o Julgamento de Auschwitz de 1947, em Cracóvia, a maioria dos cerca de 8.200 funcionários do campo que sobreviveram à guerra não foram julgados no período imediato do pós-guerra.

Em 1958, um inquérito sobre Auschwitz foi lançado pelo Gabinete Central das Administrações de Justiça do Estado para a Investigação de Crimes Nacional-Socialistas (ZS) e pelo Supremo Tribunal Alemão. A grande quantidade de evidências significou que o julgamento levou cinco anos para ser preparado. Neste período, mais de oitocentas pessoas foram investigadas, embora apenas vinte e duas tenham sido oficialmente levadas a tribunal e acusadas.

Destas pessoas, duas morreram antes do início do julgamento. Os julgamentos basearam-se na lei estatal alemã, e não no direito internacional utilizado no Processo de Nuremberga de 1945, e cada um dos acusados ​​foi, portanto, acusado de homicídio ou cúmplice de homicídio, em vez de crimes contra a humanidade (que incluíam genocídio ). Dois dos vinte réus eram absolvido , doze receberam penas entre três e dez anos e seis receberam prisão perpétua.

Segundo e Terceiro Julgamentos Auschwitz em Frankfu

Após o primeiro julgamento, dois outros julgamentos menores, também centrados em Auschwitz, foram posteriormente realizados em Frankfurt.

O segundo julgamento de Frankfurt-Auschwitz ocorreu entre 14 de dezembro de 1965 e 1 de setembro de 1966. Três dos ex-funcionários do campo foram julgados. Um foi condenado à prisão perpétua e os outros dois foram condenados à prisão.

O terceiro Julgamento de Frankfurt-Auschwitz ocorreu entre 30 de agosto de 1967 e terminou em 14 de junho de 1968 e acusou dois ex-prisioneiros do campo de assassinato e abuso de outros prisioneiros. Ambos receberam sentenças de prisão perpétua.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.