Pela primeira vez em 40 anos orquestra israelense se apresenta no Egito
Como parte dos eventos que marcaram o Dia da Independência, foram realizadas recepções na Embaixada de Israel no Cairo e na casa da embaixadora de Israel no Egito, Amira Oron, durante as quais, pela primeira vez em 40 anos, uma orquestra israelense se apresentou no Egito.
Firqat Alnoor, é uma orquestra de músicos judeus, muçulmanos, drusos e cristãos de todo Israel, apresenta música clássica árabe e do Oriente Médio. Fundada em 2013, o grupo passou a representar a diversidade religiosa e social de Israel. Sob a regência do maestro Ariel Cohen, um judeu haredi, e a gestão de Hana Ftaya, é considerada uma das poucas orquestras existentes a tocar música de todo o mundo árabe para preservar a tradição musical clássica árabe e a cultura judaica.
A embaixadora israelense no Egito, Amira Oron, disse que “eventos como esses expressam a maneira como as palavras paz e estabilidade, que os diplomatas usam com tanta frequência, podem se transformar em realidade prática”, segundo o The Jerusalem Post.
A orquestra foi recebida com grande entusiasmo pelos convidados, que incluíam dignitários egípcios e estrangeiros, disse o Ministério das Relações Exteriores de Israel em comunicado. A visita e as apresentações da orquestra buscam ajudar a expandir as conexões entre os povos israelense e egípcio, acrescentou o ministério.
O primeiro país árabe a assinar um acordo de paz com Israel em 1979, o Egito tem servido como um importante mediador no conflito israelense palestino.