Preconceito – Revista Menorah Edição 765
Diferenciar alguém pela cor da pele, imaginar que o outro é pior por ter etnia diversa, acreditar que existem seres humanos melhores e piores em função de crenças diferentes é, na verdade, algo abominável que não cabe mais no convívio de homens e mulheres no século XXI.
O racismo (palavra usada erradamente mas que bem define) praticado por torcedores e por certos atletas, em campos europeus, notadamente na Itália, na Inglaterra, em Portugal e na Espanha é algo vergonhoso para a sociedade global.
O que acaba de ocorrer contra o atleta profissional de futebol, Vinícius Júnior, formado no C.R. Flamengo e hoje atuando pelo Real Madrid, espanhol, é, apenas e mais uma vez, a expressão de séculos de discriminação que vem ocorrendo em diversos países e em especial na Península Ibérica, contra ciganos, judeus e pretos.
Vale a pena ler com atenção, a pesquisa que Menorah apresenta neste número, realizada por José Roitberg com alguns poucos aditivos meus.
Boa leitura!
Ronaldo Gomlevsky
Legenda da foto:
Nossa capa desta edição de número 765 traz o excepcional atleta formado no Clube de Regatas do Flamengo, Vinícius Junior, protagonista de uma das maiores transações do futebol brasileiro, hoje atuando pelo Real Madrid, espanhol.
Recentemente, este jovem atleta brasileiro, rubronegro e preto, foi vítima por diversas ocasiões, de preconceito e discriminação.
Foto de Gilvan de Souza/Flamengo