Presidente americano é recebido por brasileiro na abertura das Macabíadas
A cerimônia de abertura dos XXI Jogos Macabeus aconteceu no Teddy Stadium, em Jerusalém, com a participação do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Biden participou da cerimônia de abertura ao lado do presidente israelense Isaac Herzog e do primeiro-ministro israelense Yair Lapid, com quem teve reuniões mais formais no início do dia.
O presidente americano também foi recebido pelo paulistano Jack Terpins, presidente do Movimento Mundial Macabi, e por sua esposa Denise, junto com o Isaac Herzog, presidente de Israel na cerimônia de abertura dos Jogos Macabeus (na foto de divulgação).
Na ocasião, Terpins também teve a oportunidade de conversar sobre a situação entre Rússia e Ucrânia.
Antes da cerimônia, o presidente dos EUA cumprimentou aproximadamente 250 atletas dos EUA que participaram dos eventos e falou sobre sua experiência no esporte quando jovem.
Ele apertou a mão dos atletas que aplaudiram gritando “Joe” e “USA”, dizendo-lhes: “Estou muito orgulhoso de vocês”. Ele então acrescentou: “Vocês não são apenas grandes atletas… Vocês demonstram ao mundo que podemos fazer qualquer coisa.”
“Israel e os Estados Unidos são lugares construídos com esperança, coragem e determinação”, disse Biden.
O presidente de 79 anos comentou como esteve politicamente envolvido com Israel por 50 anos. Biden começou a servir no Senado dos EUA em 1973. “Ver Israel prosperar, ver os sonhos mais loucos dos pais e mães fundadores de Israel crescerem na realidade que os filhos de Israel desfrutam hoje, para mim é quase milagroso”, continuou o presidente.
O presidente israelense Isaac Herzog disse aos atletas na cerimônia de abertura: “Irmãs e irmãos judeus de todo o mundo. Vocês vêm aqui de dezenas de países, mas representa um povo, o povo judeu, o povo de Israel. Caros atletas, nosso país é seu país, nossa casa é sua casa”.
A cerimônia de encerramento está marcada para 25 de julho.
O presidente americano considerou sua visita a Israel muito proveitosa e disse estar impressionado com a grandiosidade dos Jogos Macabeus.