CulturaÚltimas notícias

Steven Spielberg lança fundação para financiar documentários com temas judaicos

Steven Spielberg lançou uma fundação de cinema chamada Jewish Story Partners para financiar documentários que “contam histórias sobre um espectro diversificado de experiências, histórias e temas judaicos”.

O suporte financeiro é dado pela Righteous People Foundation, que Spielberg e sua esposa atriz Kate Capshaw fundaram em 1995, com os lucros do filme Schindler’s List de 1993 . A fundação arrecadou mais de US$ 100 milhões em doações e foi apoiada por lucros adicionais dos filmes Munich  e  Lincoln. Duas filantrópicas judaicas – o Fundo Maimonides e a Fundação Jim Joseph – também contribuíram com fundos.

Close do cineasta Steven Spielberg com óculos e jaqueta de frio
O cineasta Steven Spielberg
Foto de Dick Thomas Johnson from Tokyo, Japan, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

“Estamos especialmente orgulhosos de ajudar a estabelecer esta iniciativa – que tornará visível uma gama mais ampla de vozes, identidades, experiências e perspectivas judaicas – em um momento em que as divisões sociais são dolorosamente profundas e as representações tradicionais muitas vezes deixam de refletir a comunidade judaica em toda a sua complexidade “, disse Spielberg e Capshaw em um comunicado na quinta-feira, anunciando a fundação.

 A organização com sede em LA irá, a partir deste ano, fornecer US$ 500.000 em doações para documentários de longa-metragem com sede nos Estados Unidos a serem selecionados por painéis do júri.

A nova fundação disse que está respondendo “à lacuna flagrante de financiamento, bem como à necessidade urgente de expandir o leque de histórias que refletem a vida dos judeus”.

“Não há nada como contar histórias para promover conexões e nos ajudar a entender as verdades mais profundas da vida. Estamos especialmente orgulhosos de ajudar a estabelecer esta iniciativa – que tornará visível uma gama mais ampla de vozes, identidades, experiências e perspectivas judaicas – em um momento em que as divisões sociais são dolorosamente profundas e as representações tradicionais muitas vezes deixam de refletir a comunidade judaica em todos sua complexidade. Esperamos que os projetos JSP sejam por muito tempo uma fonte de significado dentro da comunidade judaica e além “, disseram Capshaw e Spielberg em uma declaração conjunta.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.

One thought on “Steven Spielberg lança fundação para financiar documentários com temas judaicos

  • norma aurora somogyi

    boa tarde. Estou tentando reaver as fitas gravadas por meu pai para esta Instituição. Como faço?

Fechado para comentários.