Primeiro voo de avião comercial elétrico israelense-americano
Um voo curto, tão importante quanto o de Santos Dumont em Paris aconteceu na terça-feira 27/set no estado de Washington. A aeronave Alice, um protótipo para nove passageiros e dois tripulantes decolou, atingiu mil metros de altitude e aterrissou apenas oito minutos depois.
Alice é movida por dois motores a hélice na cauda e é 100% elétrica. O objetivo é homologar uma aeronave do tipo “commuter” para pequenos trajetos a 4.500 metros de altitude.
Este avião que pretende inaugurar uma nova era da aviação é um projeto conjunto da empresa israelense Eviation, fundada por Omer Bar-Yohav, que se tornou uma startup bi-nacional com o aporte de capital norte-americano.
A tecnologia foi mostrada no Show Aéreo de Paris, em 2019, parecendo promissora, atraindo olhares de admiração e também aqueles que achavam que nunca ia dar certo. O problema seria o peso das baterias.
Naquele momento a Tesla, de Elon Musk estava prometendo uma revolução tanto nos materiais utilizados nas baterias quanto no processo de fabricação individual das baterias e dos pacotes que estão nos carros elétrico atuais. Não imagine existirem baterias como as de 12 volts de seu carro. Os pacotes dos Tesla e outros veículos reúnem algumas milhares de “pilhas” pouco maiores que o tamanho AA.
E a Alice possui nada menos que 21.500 pilhas Tesla, com um peso de 4 toneladas. A Eviation desenvolveu outro modelo para cargas aéreas de curta distância.
Imagens: capturas de tela do vídeo oficial postado pela Eviation no Twitter.