Rosh Hashaná, o ano novo judaico, está chegando
No calendário hebraico, a noite de 6 para 7 de setembro marca a virada do ano de 5781 para 5782.
Nós judeus, sempre fomos acusados de viver numa redoma sem permitir que não judeus entrem e participem do nosso meio. Essa narrativa é uma fake news que vem ultrapassando os tempos e chega até os dias atuais, caindo como uma bomba sobre a vida judaica mundial, ainda que de verdade tenha quase nada.
E, porque é combustível mentiroso usado pelos antissemitas?
Porque, de fato, quem separou os judeus do restante da sociedade foram os cristãos europeus, principalmente, com a criação dos guetos e a obrigação dos judeus viverem do lado de fora dos muros de proteção dos burgos, das aldeias e mais a frente, até das cidades.
Temos nossa etnia, é verdade!
Temos nossa religião específica, também é verdade!
Temos nossas tradições, nossa cultura e nossos hábitos. Tudo isso é verdade! E daí? Em que a nossa vida atrapalha a vida alheia? Em absolutamente nada.
Invejosos, gananciosos, gente que perde para quem estuda, para quem trabalha e para quem vence na vida são a cama quente e confortável na qual descansa o antijudaísmo.
Muito bem! Chegamos ao início de 5782!
Queremos dividir nossas festas de ano novo judaico de 5782 com todos os povos.
Desejamos ao mundo, um ano sem Covid, com recuperação econômica e financeira, com a volta do ensino presencial, com a retomada dos empregos e com crescimento das empresas.
Desejamos mesmo que todos os seres humanos tenham um ano novo judaico de 5782, com a certeza de que nós judeus, somos apenas pessoas que não desejamos converter ninguém, não desejamos tomar dos outros o que não nos pertence e muito menos temos vontade de dar pernada em ninguém para obter vantagens indevidas.
Desejamos a todos um ano judaico doce, com saúde, com muita sorte e repleto de realizações para todos os seres humanos, com muita alegria.
Shaná Tová Umetuká!
Ronaldo Gomlevsky