Santa María la Blanca na Espanha: a sinagoga que é uma igreja
Antiga Sinagoga de Ibn Shushan, Santa Maria la Blanca foi construída em 118, sob o governo muçulmano e, durante 250 anos foi o principal local do culto judaico em Toledo.
De rara beleza, essa construção mudéjar foi sofrendo ao longo dos séculos algumas alterações, tanto na arquitetura como em sua função. Em 1405, passou a ser um templo cristão e no século XVI, o Cardeal Silíceo utiliza-o como refúgio penitencial para mulheres arrependidas (grande parte prostitutas).
No século XVIII, a sinagoga foi ocupada como quartel para as tropas da guarnição de Toledo. Já, em meados do século XIX, o edifício foi declarado monumento nacional. Depois da guerra civil espanhola, um decreto real do governo entrega Santa María la Blanca à Igreja Católica.
Atualmente é um museu aberto ao público e a comunidade judaica local em diversas oportunidades solicitou que a propriedade lhe fosse devolvida, inclusive com intervenção do Estado de Israel
A primeira delas, em 1992, a Santa Sé pediu ao cardeal Marcelo González Martín que pusesse à sua disposição a construção da antiga sinagoga de Santa María la Blanca, para iniciar conversações com o Estado de Israel, que não chegaram a dar frutos.
A segunda aconteceu no ano 2000 quando o Papa João Paulo II pediu ao Cardeal Dom Francisco Alvarez Martinez para colocar o prédio de volta à disposição da Santa Sé para iniciar um novo diálogo, com o propósito de devolver a Igreja ao Cenáculo de Jerusalém; E, em 2017, o presidente da Federação de Comunidades Judaicas da Espanha solicitou o “retorno da sinagoga” pela Igreja.
ATO HISTÓRICO
Em dezembro de 2018, durante o Chanucá, aconteceu um ato histórico de fraternidade judaico-cristã no qual a cantora israelense Noa cantou peças de hebraico e a Ave Maria de Schubert. Pela primeira vez,depois de 606 anos, uma oração em hebraico foi novamente entoada na antiga sinagoga de Toledo.
Menorah visitou a cidade de Toledo em 2011 e a matéria encontra-se na edição 505 dea nossa revista. Para saber mais sobre essa edição, conheça a publicação que estará disponível brevemente em edição digital.Mais informações pelo whatsapp: (21) 982089778.