O primeiro gueto do mundo
No início do século 13, judeus perseguidos da Europa e do Levante começaram a se estabelecer em Veneza.
Em 1290, comerciantes e agiotas judeus foram autorizados a trabalhar em Veneza, mas foram forçados a pagar um imposto especial de cinco por cento em todas as suas transações de importação e exportação. Os agiotas judeus receberam permissão para se estabelecer na cidade em 1385. Eles receberam um pedaço de terra para ser usado como cemitério judaico em 1386.
O Senado decidiu expulsar os judeus da cidade em 1394 devido a temores de invasão judaica em certas esferas econômicas. Eles foram autorizados a trabalhar na cidade por intervalos limitados de duas semanas. Aqueles que não eram agiotas foram autorizados a permanecer na cidade, embora com certas restrições. Os judeus foram forçados a usar várias marcas em suas roupas para se identificarem como judeus. Em 1394 eles tiveram que usar um distintivo amarelo, que foi mudado para um chapéu amarelo em 1496 e para um chapéu vermelho em 1500. Outras leis antijudaicas, incluindo a proibição de possuir terras (promulgada em 1423) e de construir uma sinagoga (promulgada em 1426). Ocasionalmente, os judeus eram forçados a assistir aos cultos cristãos ou batizar-se. Sentimentos antijudaicos prevaleceram e três judeus morreram em um libelo de sangue em 1480 e mais morreram após outro libelo em 1506.
Em 10 de abril de 1516, o governo de Veneza confinou oficialmente os judeus da cidade a uma pequena área da cidade,o Ghetto Nuovo, uma pequena e suja ilha, onde funcionava uma fundição de metal (daí o nome gueto que em veneziano significava fundição de metal); tornou-se o primeiro gueto do mundo.
Eram comerciantes e agiotas, artesãos e artistas. Havia também médicos e acadêmicos famosos no gueto, que no século 14 se tornou um caldeirão de etnias judaicas, todas amontoadas em pequenos quartos e apartamentos com pé direito abaixo do padrão.
As leis proibiam os judeus de sair à noite e foram aplicadas fechando seus portões. Eles foram autorizados a trabalhar na cidade por intervalos limitados de duas semanas. Aqueles que não eram agiotas foram autorizados a permanecer na cidade, embora com certas restrições. Os judeus foram forçados a usar várias marcas em suas roupas para se identificarem como judeus. Em 1394 eles tiveram que usar um distintivo amarelo, que foi mudado para um chapéu amarelo em 1496 e para um chapéu vermelho em 1500. Outras leis antijudaicas, incluindo a proibição de possuir terras (promulgada em 1423) e de construir uma sinagoga (promulgada em 1426). Ocasionalmente, os judeus eram forçados a assistir aos cultos cristãos ou batizar-se. Sentimentos antijudaicos prevaleceram e três judeus morreram em um libelo de sangue em 1480 e mais morreram após outro libelo em 1506.
Apesar disso, os judeus dentro de Veneza, portanto, encontraram um lugar seguro para viver, apesar das restrições impostas a eles, e logo se juntaram a outros que fugiam da perseguição na Europa central. Eles construíram duas sinagogas no gueto: a Schola Grande Tedesca e a Schola Canton.
A população aumentou com a chegada dos judeus marranos, expulsos da Espanha e de Portugal quando se recusaram a se converter. À medida que a reputação do gueto se espalhava, a população (cerca de 700 em 1516) crescia e, quando o viajante inglês Thomas Coryat o visitou em 1608, registrou cerca de 6.000 habitantes. O Ghetto Vecchio (antigo gueto, embora fosse mais novo que o original) e mais tarde o Ghetto Novissimo foram adicionados para acomodar a crescente população.
Em 1790, o exército de Napoleão destruiu os portões do gueto, permitindo que os judeus vivessem livremente entre os venezianos.
O regime fascista de Mussolini e aliado de Hitler reintroduziu as leis raciais na Itália em 1938. Mais de 200 dos cerca de 1.200 judeus venezianos não voltaram dos campos de concentração.
Não se tratava de agiotas. Agiota pressupõe usura, o que é proibido no judaísmo. Possivelmente tratar-se-ia de banqueiros/ prestamistas. Seria bom corrigirem essa palavra “agiota” uma vez que não se aplica
Agiota – empresta dinheiro a juros, pois a Igreja determinou que dinheiro era algo do Mal e os judeus deveriam fazer todos os comércios de dinheiro obrigatoriamente, como a criação do banco e o empréstimo a juros. Posteriormente os judeus foram acusados pela Igreja e fazerem este comércio. Até hoje há teorias de conspiração imaginando que os judeus controlam o sistema bancário mundial.
Coletores de impostos – como tinham que lidar com o dinheiro, tanto a Igreja quanto reis e príncipes deram este trabalho obrigatório aos judeus. Se a população se indispusesse seria contra o judeu que lhes cobrava. Se o matassem, não tinha problema.
Lojas de Penhor – como lidava com dinheiro a profissão também era obrigatória para judeus.
Prestamista – vendedor de mercadorias de porta em porta vendendo bens à prestações. Não foi inventado por judeus, não foi inventado no Brasil. Já existiam lojas em Nova Iorque, em 1890 que vendiam mercadorias em prestações. Pode-se determinar que isto começou na década de 1890 em Nova Iorque e chegou ao Brasil na década de 1920.