judaísmoPolíticaÚltimas notícias

Turista holandesa é detida por fazer a saudação nazista em Auschwitz

Uma mulher de 29 anos foi detida fazendo a saudação nazista em frente ao portão de ferro com os dizeres “’Arbeit Macht Frei’ (O Trabalho Liberta), antigo campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau.

Os promotores emitiram uma multa como punição, que ela aceitou, de acordo com a agência de notícias polonesa PAP.

Acrescenta que ela foi pega em flagrante por guardas enquanto posava para uma foto tirada por seu marido.

“Ela explicou como uma piada de mau gosto”, disse o assessor de imprensa da polícia regional Bartosz Izdebski ao PAP.

Esta não é a primeira vez que se faz uma saudação no portão do antigo campo de extermínio alemão. Entre os casos de destaque estão, entre outros o de 2013 – naquela época, no portão “Arbeit macht frei”, uma saudação nazista foi capturada em uma foto de dois estudantes da Turquia . Mais tarde, o tribunal os condenou a seis anos de prisão, suspenso por três anos e multa.

O portão principal, também conhecido como Portão da Morte, é um dos símbolos de todo o campo e do Holocausto que ali aconteceu.

Os alemães estabeleceram o campo de Auschwitz em 1940 .Auschwitz II-Birkenau foi estabelecido dois anos depois

 Em Auschwitz, os alemães mataram pelo menos 1,1 milhão de pessoas, a maioria judeus. Ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e pessoas de outras nacionalidades também morreram em Auschwitz.

Esse episódio ocorre às vésperas dos 77 anos da libertação do campo de concentração de Auschwitz.

Em 27 de janeiro de 1945,o campo foi libertado pelo Exército Vermelho soviético e tornou-se uma data dedicada à homenagem das milhões de pessoas que foram torturadas e mortas nos campos de concentração comandados pela Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).Todos os anos em 27 de janeiro comemora-se o Dia Internacional em Memória do Holocausto .

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.

One thought on “Turista holandesa é detida por fazer a saudação nazista em Auschwitz

  • Israel Blajberg

    O que mais me impressionou fou a frieza do apresentador Nêggo Tom, e o sorriso permanente da Lucia. Um parecia estar apresentando um jornal inocente qualquer da TV, e a outra falando sobre amenidades em algum programa de TV na parte da manhan. Os sonhos de Gustavo Barroso de que alguem o sucederia foram realizados.

Fechado para comentários.