MundoÚltimas notícias

União Europeia ameaça retirar subsídio para os livros didáticos palestinos

O Parlamento Europeu adotou recentemente uma resolução “condenando veementemente” a Autoridade Palestina por incitar a violência e o antissemitismo em seus livros escolares.

A resolução, aprovada em 14 de dezembro, enfatizou que a União Europeia está atualmente financiando esse material e teria que suspender o financiamento em caso de uso indevido.

A resolução foi apoiada pela grande maioria dos legisladores e fazia parte de uma moção sobre “perspectivas para a solução de dois Estados.”

Os itens 28 e 29 abordam o currículo educacional palestino, afirmando que o ensino financiado pela UE deve estar alinhado com os “padrões da UNESCO de paz, tolerância, coexistência e não-violência”.

Muitos membros da UE enfatizaram que, se o uso indevido de fundos dessa maneira persistir, o financiamento da UE será suspenso indefinidamente, informou o site de notícias Ynet de Israel.

Em resposta à decisão, a Autoridade Palestina disse em um comunicado que “o Estado da Palestina lamenta profundamente e está preocupado com os esforços de certos setores do Parlamento Europeu para injetar falsas alegações e ataques contra crianças palestinas, instituições e UNRWA”.

Por sua vez, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, também divulgou um comunicado em inglês, condenando “falácias e posições” e acusando a UE de “um

Marcus Sheff, CEO da organização pró-Israel Instituto de Monitoramento da Paz e Tolerância Cultural na Educação Escolar (IMPACT-SE), disse: “O Hamas e a Autoridade Palestina estão em sintonia no ensino do antissemitismo e incitação à violência nas escolas palestinas .”

A ONG com sede em Israel monitora currículos educacionais em todo o mundo para garantir que eles atendam aos padrões da UNESCO.

“Eles deixaram bem claro que não têm nenhuma intenção de ouvir a UE, que é o maior doador para o setor educacional palestino e para mudanças no currículo. Esses livros também são usados ​​pela UNRWA, que é financiada pelo Estados Unidos”, continuou Sheff.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.