Zelensky apela aos judeus: “De que adianta dizer “NUNCA MAIS” 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai em Babi Yar?#
Babi Yar (ou Babyn Yar) foi alvo de bombardeios russos à Kiev, na terça-feira (1), segundo divulgou a imprensa internacional. O memorial às vítimas de um assassinato em massa de judeus pelos nazistas no local fica ao lado de uma torre de transmissão atingida por um bombardeio que causou a morte de cinco pessoas.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se sobre o acontecimento e perguntou “ao mundo: Qual é a utilidade de dizer ‘nunca mais’ por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babi Yar? Pelo menos 5 mortos. A história se repete.”
“Putin tenta distorcer e manipular o Holocausto para justificar uma invasão ilegal de um país democrático soberano é totalmente abominável. É simbólico que ele comece a atacar Kiev bombardeando o local de Babi Yar, o maior dos massacres nazistas”, disse Natan Sharansky, presidente do Centro Memorial do Holocausto Babi Yar e ex-diretor da Agência Judaica, em comunicado.
Sharansky está se referindo às declarações de Putin antes da invasão da Ucrânia pela Rússia de que ele estava fazendo isso, em parte, para “desnazificar” o país.
“Nós do Babi Yar Holocaust Memorial Center, construído sobre a maior vala comum do Holocausto na Europa, trabalhamos para preservar a memória histórica após décadas de supressão soviética da verdade histórica, para que os males do passado nunca possam ser repetidos. Não devemos permitir que a verdade se torne – mais uma vez – uma vítima da guerra”, disse Sharansky, nascido na Ucrânia.
Leia mais em:
O assassinato em massa em Babi Yar
Dez dias depois de tomar a cidade, as autoridades militares alemãs convocaram “todos os judeus residentes de Kiev e arredores” para que comparecessem à esquina das ruas Melnyk e Dokterivsky na manhã de 29 de setembro.
Os alemães os levaram a Babi Yar em grupos de dez, e os fuzilaram à beira da ravina, enquanto os corpos rolavam para o fundo do barranco.
A operação, que durou dois dias, deixou cerca de 34 mil mortos entre homens, mulheres e crianças.
Nos anos seguintes, as autoridades alemãs continuaram usando Babi Yar como local de execuções de judeus.
Atualmente
Um memorial sobre os massacres de judeus só foi construído em Babi Yar depois do fim da União Soviética.
Atualmente, Babi Yar é um parque arborizado e silencioso que faz parte da paisagem urbana de Kiev.