IsraelÚltimas notícias

59% dos israelenses apoiam mudança da Lei do Retorno

59% dos israelenses apoiam a modificação da Lei do Retorno para limitar a imigração não judaica. Preocupação com o declínio da população judaica e ameaça à identidade do Estado.

A pesquisa, conduzida pela Geocartography e publicada pela Chotam, mostrou que 59% do público israelense apoia a alteração da “cláusula grandchld” (ter um dos quatro avós judeu) da Lei do Retorno para “qualquer pessoa que não seja judia não seja elegível para imigrar para Israel e receber imediatamente Israel cidadania”; apenas 41% do público se opõe a tal emenda.

A pesquisa indica ainda que 63% da população está preocupada com a diminuição do percentual de residentes judeus em Israel devido à imigração de não judeus, enquanto apenas 37% não demonstra nenhuma preocupação a esse respeito.

Em relação à continuação do Estado de Israel como Estado judeu, 62% dos entrevistados consideram que existe uma ameaça devido ao aumento da taxa de imigração de não judeus aptos, enquanto 38% não acreditam que essa ameaça seja real.

Amital Bareli, CEO da Chotam, uma organização dedicada a preservar a identidade judaica do Estado de Israel, respondeu aos resultados da pesquisa apontando a necessidade de refletir sobre o fato de que cerca de 10 milhões de pessoas no mundo são elegíveis para se beneficiar da Lei do Retorno sem serem judias.

Marcia Salomão

Publicitária, com formação em publicidade, propaganda, marketing e relações públicas, Atua nas áreas de produção editorial e assessoria de imprensa.