Chefe do Estado-maior das Forças de Defesa de Israel visita comunidade judaica de Marrocos
O chefe Estado-maior das Forças de Defesa de Israel, Aviv Kochavi, visitou recentemente o Marrocos, em caráter oficial, para contatos com dirigentes militares marroquinos, no âmbito da cooperação crescente entre os dois Estados.
Na visita, chefe do Estado-Maior do Exército israelense, general Aviv Kochavi, foi recebido pela comunidade judaica na cidade velha de Marrakech. Ele visitou os bairros em que a comunidade judaica se desenvolveu em Marrakesh e a Grande Sinagoga Slat al-Azama, onde participou de um serviço religioso com membros da comunidade judaica local. Ele foi também ao antigo cemitério judaico que foi reformado por membros da comunidade. Ao longo deste encontro significativo, os membros da comunidade judaica enfatizaram sua ligação com o Estado de Israel e a importância de sua conexão com a cultura e tradição judaica de longa data.
Durante sua visita, ele conversou com membros da comunidade judaica, alguns dos quais imigraram para Israel e lutaram na Guerra do Yom Kippur antes de voltar a morar no Marrocos.
O líder militar agradeceu aos membros da comunidade por sua contribuição ao povo judeu em Israel e na diáspora.
“Marrocos é um aliado de Israel. [A comunidade judaica] é um exemplo de uma relação profunda entre nossos povos e um vínculo especial baseado em uma herança comum”, disse ele.
“Estou orgulhoso e feliz em conhecê-la, a comunidade judaica marroquina… sua parte em sua luta pelo Estado de Israel, e hoje você está trabalhando aqui para a comunidade judaica e para aprofundar os laços com Israel.”
Kochavi, também chefe do Departamento de Pesquisa do Exército israelense, visitou a Base Aérea Marroquina Ben Grayer, onde se encontrou com seu comandante, o Coronel Major Hassan Mahwar, com quem discutiu várias questões de segurança.
Durante a visita, os líderes militares exploraram o potencial de cooperação entre as forças aéreas das duas nações. A viagem de Kochavi ao Marrocos reflete o desejo recíproco de acelerar a cooperação militar e de segurança com Israel e na região.